O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Política
CCJ da Câmara aprova PEC que reduz maioridade penal de 18 para 16 anos. Texto segue para comissão especial e ainda precisa passar por dois turnos no plenário.

Imagem: Reprodução/ Agência Brasil

CCJ da Câmara aprova PEC que reduz maioridade penal para 16 anos

Proposta recebeu 44 votos a favor e 18 contrários e segue para comissão especial antes de votação em plenário.

redacao Por redacao
10/06/2026 - 17:31
em Política
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Uma Proposta de Emenda à Constituição que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos foi aprovada nesta quarta-feira (10) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.

O parecer favorável à PEC 32/2015 recebeu 44 votos a favor e 18 contrários, marcando a primeira etapa formal de tramitação da proposta no Legislativo.

Com a aprovação na CCJ, o texto segue agora para análise de uma comissão especial, que deverá aprofundar o debate sobre o conteúdo da proposta.

Após essa etapa, a PEC ainda precisará ser votada em dois turnos no plenário da Câmara dos Deputados para avançar no Congresso Nacional.

Leia Também

Governo propõe usar R$ 11,2 bilhões em emendas para financiar transporte gratuito

Quaest: Flávio tem 45% e Lula 44% no segundo turno

O relatório foi apresentado pelo deputado Coronel Assis (PL-MT), que defendeu a constitucionalidade da medida, argumentando que a proposta não viola cláusulas consideradas intocáveis da Constituição nem compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.

A sessão foi marcada por forte divergência entre parlamentares e debates que se estenderam por mais de duas horas.

Entre os contrários, o deputado Tadeu Veneri (PT-PR) afirmou que os direitos de crianças e adolescentes possuem proteção constitucional reforçada e que uma alteração desse tipo poderia ser questionada no Supremo Tribunal Federal.

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) também criticou a proposta, avaliando que a redução da maioridade penal não resolveria os problemas estruturais da segurança pública e poderia atingir principalmente jovens envolvidos em infrações de menor gravidade.

Já os defensores da medida sustentaram que a mudança representa um endurecimento necessário na legislação penal. O deputado Mendonça Filho defendeu inclusive a possibilidade de realização de referendo para que a população se manifeste sobre o tema.

Outros parlamentares, como Rodrigo de Castro (União-MG), classificaram a aprovação como um sinal político de combate à impunidade, embora reconhecendo a complexidade do assunto.

Já Otoni de Paula (PSD-RJ) alertou para possíveis efeitos colaterais, como o aumento do recrutamento de menores por organizações criminosas.

A proposta ainda precisará avançar por novas etapas legislativas antes de eventual votação definitiva no plenário da Câmara dos Deputados.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #CamaraDosDeputados#CCJ#CongressoNacional#DebatePolítico#legislação#MaioridadePenal#PEC322015#PolíticaBrasil#SegurançaPública
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Shakira e Anitta estão na abertura da Copa 2026

Próxima notícia

IBGE inicia projeto-piloto para o 1º Censo Nacional da População em Situação de Rua

redacao

redacao

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital