O Tesouro Nacional anunciou nesta terça-feira (27) que prepara uma nova operação de recompra de títulos públicos para lidar com as oscilações recentes do mercado financeiro. A iniciativa prevê a aquisição de Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B) com vencimentos entre 2030 e 2045 e foi autorizada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan.
As condições e as regras do leilão serão divulgadas no site oficial do Tesouro Nacional. A operação contempla títulos com vencimentos em 15 de agosto de 2030, 15 de maio de 2035, 15 de agosto de 2040 e 15 de maio de 2045.
Governo cancela leilão do Tesouro Selic
Além da nova recompra, a Secretaria do Tesouro Nacional anunciou o cancelamento do próximo leilão de Letras Financeiras do Tesouro (LFT), conhecidas como Tesouro Selic.
Esses títulos são investimentos de renda fixa cuja remuneração acompanha a taxa básica de juros da economia brasileira. A decisão ocorre em meio às movimentações registradas no mercado financeiro após o segundo turno das eleições presidenciais.
Na segunda-feira (26), o Tesouro já havia realizado uma operação de recompra de títulos públicos que movimentou mais de R$ 14,8 bilhões. A iniciativa aconteceu um dia após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno.
Recompra é usada em momentos de volatilidade
A recompra de títulos públicos permite ao Tesouro atuar no mercado por meio da aquisição de papéis que já estão em circulação. Em situações de maior instabilidade, esse tipo de operação pode ajudar a melhorar as condições de negociação e reduzir pressões sobre os preços dos títulos.
Segundo Dario Durigan, o governo acompanhará o comportamento do mercado para avaliar se serão necessárias novas medidas. Ao comentar as oscilações recentes, o ministro afirmou que parte dos investidores trabalhava com expectativas diferentes para o resultado eleitoral, o que teria provocado ajustes nas posições financeiras após a confirmação da vitória de Lula.
Durigan manifestou expectativa de que as negociações recuperem a estabilidade e que as oscilações diminuam. Ele ressaltou que sua avaliação se refere ao comportamento do mercado, sem estabelecer um patamar específico para os preços dos ativos.
*Da Agência Fonte Exclusiva
