O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Sociedade
  • Cultura
  • Podcast
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Canal Viu!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Sociedade
  • Cultura
  • Podcast
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Canal Viu!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Japão cria hashis elétricos que realçam sabor salgado da comida e reduz uso do tempero

Dispositivo usa uma corrente elétrica fraca para transmitir, através das varetas, íons de sódio que vão dos alimentos até a boca, onde criam uma sensação de salinidade

Redação Por Redação
19/04/2022 - 11:50
em Tecnologia
0
Home Tecnologia
CompartilharCompartilharCompartilhar

TÓQUIO — Pesquisadores japoneses desenvolveram hashis computadorizados que realçam o sabor salgado e podem ajudar a dieta de quem precisa controlar a ingestão de sódio. O consumo de sal por dia para um adulto no Japão é de cerca de 10 gramas, o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A ingestão excessiva de sódio está relacionada ao aumento da incidência de pressão alta, derrames e outras doenças.

— Para prevenir essas doenças, precisamos reduzir a quantidade de sal que ingerimos — explicou o pesquisador Ai Sato, da fabricante de bebidas Kirin Holdings Co., empresa que apoiou o projeto. — Se tentarmos evitar consumir menos sal de maneira convencional, precisaríamos suportar a dolorida remoção de nosso alimento favorito da dieta ou ter que aguentar comer comida insossa.

Segundo o professor Homei Miyashita, da Universidade Meiji, que co-desenvolveu o projeto, o dispositivo usa uma corrente elétrica fraca para transmitir, através das varetas, íons de sódio que vão dos alimentos até a boca, onde criam uma sensação de salinidade.

— Como resultado, o sabor salgado aumenta 1,5 vez — disse ele.

Miyashita e seu laboratório exploraram várias maneiras pelas quais a tecnologia pode interagir e estimular as experiências sensoriais humanas. Ele também desenvolveu uma tela de TV que pode imitar vários sabores de alimentos. A expectativa com relação ao hashi é comercializá-lo já em 2023. Acredita-se que o produto terá relevância no Japão, onde a dieta tradicional favorece os sabores salgados.

As informações são do Jornal O GLOBO.

Tags: #Alimentação#Japão
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Homem tem inocência reconhecida após ficar preso por 32 anos nos EUA

Próxima notícia

Escolas precisam se adaptar após estresse causado em alunos pela pandemia

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

 Notícias relacionadas

Mundo

Pessoa mais velha do mundo morre aos 119 anos no Japão

25/04/2022 - 13:14
Brasil

Del Valle é denunciada por propaganda enganosa em linha de bebidas

16/04/2022 - 15:22
Brasil

Os motivos que levaram inflação de março a ser a maior em quase 3 décadas

09/04/2022 - 15:53
Carregar mais
Deixe seu comentário
O Rebate

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail: orebate@viuonline.com.br

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal Viu
  • Cidades
  • Cultura
  • Mundo
  • Opinião
  • Podcast
  • Sociedade
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sociedade
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Canal Viu
  • Brasil
  • Podcast
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital