O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Saúde
Prefeitura de Macaé realiza nesta semana mutirões, fumacê, ações educativas e controle de arboviroses em vários bairros do município.

Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Macaé

Macaé intensifica ações contra dengue, zika e chikungunya com mutirões e fumacê

Vigilância Ambiental promove combate ao Aedes aegypti, controle de roedores e atividades educativas em diversos bairros da cidade.

redacao Por redacao
17/05/2026 - 21:01
em Saúde
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

A Prefeitura de Macaé iniciou nesta semana uma nova força-tarefa de combate às arboviroses no município.

Coordenadas pela Gerência de Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, as ações incluem mutirões, fumacê, controle de focos do mosquito Aedes aegypti, monitoramento de áreas estratégicas e atividades educativas em escolas da cidade.

A programação contempla diferentes regiões de Macaé e tem como objetivo reduzir os riscos de transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de ampliar o combate a mosquitos e roedores em áreas consideradas prioritárias.

O mutirão de eliminação de criadouros será realizado na segunda-feira (19), às 9h, no Aterrado do Imburo, na região do Morro do Bumba. Durante a ação, agentes farão visitas domiciliares, orientações aos moradores e inspeções em possíveis focos do mosquito transmissor.

Leia Também

Quedas levam quase 15 mil crianças a hospitais no Brasil em 2026

Brasil registra mais de 546 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2025

Entre os dias 18 e 22 de maio, equipes também atuarão na substituição das paletas das ovitrampas — armadilhas utilizadas para monitoramento do Aedes aegypti — em diversos bairros, incluindo Imbetiba, Horto, Fronteira, Botafogo, Miramar, Novo Horizonte, Pecado, Lagomar, Sana, Glicério e Córrego do Ouro.

O carro fumacê (UBV) passará por bairros estratégicos da cidade. A aplicação ocorrerá no Sol Y Mar, na terça-feira (19), e em Nova Esperança, na quinta-feira (21), sempre às 5h da manhã.

Além disso, a Vigilância Ambiental realizará ações em pontos considerados estratégicos, como empresas, borracharias, ferros-velhos e repartições públicas. As atividades ocorrerão na quarta-feira (20), também a partir das 5h.

Os trabalhos de controle de roedores serão reforçados em bairros como Granja dos Cavaleiros, Aterrado do Imburo, Nova Esperança, Malvinas e Praia Campista. Já o monitoramento geográfico das áreas urbanas acontecerá no Centro e no bairro Sol Y Mar.

Outra frente de atuação envolve o combate ao mosquito Culex em canais da cidade, incluindo os canais Campos-Macaé I, II e III, além das regiões de Nova Esperança e Ajuda de Baixo.

Educação nas escolas

A programação também inclui ações educativas dentro do Programa Saúde nas Escolas (PSE). As atividades serão realizadas com palestras, teatro de fantoches e orientações voltadas à prevenção das arboviroses.

Na quarta-feira (20), às 8h30, as equipes estarão no Ciep Municipal Professor Darcy Ribeiro e na Escola Municipal Professor Samuel Brust. Já às 14h, as ações acontecerão na E.M.E.I Maria Cecília Tourinho Furtado.

O tema trabalhado nas atividades educativas será “10 minutos salvam vidas”, destacando a importância da eliminação de recipientes que acumulam água parada.

A população pode solicitar atendimento ou denunciar possíveis focos do mosquito pelo Disque Dengue, no telefone 0800-022-6461, ou pelo WhatsApp Aedes, através do número (22) 2772-6461.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #AedesAegypti#arboviroses#chikungunya#CidadeDeMacae#CombateÀDengue#ControleDeEndemias#Dengue#Fumacê#Macae#MacaéRJ#MosquitoDaDengue#mutirão#NotíciasRJ#Prevenção#RioDeJaneiro#Saude#SaudeNasEscolas#SaúdePública#VigilânciaAmbiental#Zika
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Rio inicia operação de ônibus sem pagamento em dinheiro

Próxima notícia

Estado de saúde de Raoni apresenta melhora durante internação em Mato Grosso

redacao

redacao

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital