O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Gêmeas fazem cirurgia de redesignação sexual em Santa Catarina

Redação Por Redação
12/02/2021 - 14:20
em Saúde
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Médicos de um hospital da rede privada de saúde de Blumenau (SC) realizaram uma cirurgia de readequação de sexo em duas gêmeas de 19 anos. Os procedimentos aconteceram na quarta e na quinta-feira (11).

As irmãs nasceram com o sexo biológico masculino, mas discutem a transição para o feminino desde antes da maioridade. Elas começaram o tratamento hormonal por volta dos 15 anos.

Embora a cirurgia tenha sido feita na rede particular, o procedimento é disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, dos cinco hospitais públicos brasileiros que prestam esse serviço, nenhum fica em Santa Catarina.

As cirurgias das irmãs duraram 5 horas cada. Segundo o hospital, as duas se recuperam bem e estão de repouso no mesmo quarto. Elas permanecerão internadas por três dias.

Leia Também

Quedas levam quase 15 mil crianças a hospitais no Brasil em 2026

Brasil registra mais de 546 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2025

A cirurgia aconteceu no Hospital Santo Antônio e os médicos responsáveis foram José Carlos Martins Junior e Cláudio Eduardo, especializados em cirurgia trans e feminização facial. De acordo com o hospital, é a primeira vez que gêmeas passam por esse tipo de procedimento no Brasil.

Em 2020, novas regras para a cirurgia de transição de gênero foram aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A resolução amplia o acesso à cirurgia e também ao atendimento básico para transgêneros.

A norma reduziu de 18 para 16 anos a idade mínima para o início de terapias hormonais e define regras para o uso de medicamentos para o bloqueio da puberdade. Procedimentos cirúrgicos envolvendo transição de gênero estão proibidos antes dos 18 anos. Antes era preciso esperar até os 21 anos.

Em entrevista ao G1, o pesquisador Rodrigo Moretti, professor e pesquisador do departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), afirmou que a busca de pessoas transexuais interessadas em fazer a cirurgia de readequação de sexo diminuiu nos último anos.

Isso porque antes do decreto nº 8.727 de abril de 2016, que trata sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis ou transexuais, a cirurgia era obrigatória para que a pessoa pudesse modificar seus documentos.

A cirurgia é o último recurso, muitas vezes a população necessita só da modificação das características secundárias, que o uso de hormônio as vezes dá conta, sem a necessidade de alteração genital”, afirmou Rodrigo Moretti.

A portaria nº 2.836, de dezembro de 2011, instituiu a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Ela trata sobre o direito da cirurgia de readequação de sexo e o uso de hormônios. O objetivo geral da portaria é promover a saúde integral da população LGBT.

As informações são do Pragmatismo Político.

CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

“Não há como fugir da prorrogação do auxílio emergencial’, diz economista da UERJ

Próxima notícia

Parque de Exposições de Macaé recebe ações de manutenção

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital