O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Saúde
Hormônios masculinos podem estar ligados a câncer cerebral pediátrico.

Imagem | Divulgação

Cientistas descobrem possível origem hormonal de câncer cerebral infantil

Descoberta pode orientar novas estratégias terapêuticas no futuro

Redação Por Redação
26/03/2026 - 10:47
em Saúde
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Um estudo internacional publicado em 25 de março na revista científica Nature identificou que hormônios masculinos, conhecidos como andrógenos, podem estar associados ao crescimento de um tipo raro e agressivo de tumor cerebral infantil chamado ependimoma tipo A da fossa posterior (PFA).

A pesquisa aponta que o desenvolvimento do tumor pode não estar ligado apenas a mutações genéticas, como ocorre em muitos tipos de câncer, mas também à ação hormonal durante as fases iniciais do desenvolvimento cerebral.

O ependimoma PFA é um tumor que costuma atingir bebês e crianças muito pequenas, geralmente por volta dos três anos de idade. Atualmente, as opções de tratamento são limitadas principalmente à cirurgia e à radioterapia, procedimentos que podem trazer impactos significativos ao desenvolvimento neurológico.

O estudo foi conduzido por pesquisadores de instituições como Baylor College of Medicine, Texas Children’s Hospital, McGill University e University of Pittsburgh School of Medicine. A investigação buscou compreender por que esse tipo de tumor ocorre com maior frequência em meninos e apresenta taxas de sobrevida mais baixas nesse grupo.

Leia Também

Quedas levam quase 15 mil crianças a hospitais no Brasil em 2026

Brasil registra mais de 546 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2025

Utilizando modelos experimentais e células tumorais derivadas de pacientes, os cientistas observaram que os andrógenos — grupo de hormônios que inclui a testosterona — podem manter as células tumorais em um estado imaturo, favorecendo sua multiplicação.

Os resultados indicaram que, ao bloquear a sinalização desses hormônios em testes laboratoriais, houve redução no crescimento do tumor e diminuição da atividade celular associada à progressão da doença.

Os pesquisadores destacam que o efeito observado foi específico para esse tipo de tumor, não sendo identificado em outros tumores cerebrais pediátricos analisados durante o estudo.

Apesar da descoberta representar um avanço importante para a compreensão da doença, os cientistas ressaltam que os resultados ainda estão em fase pré-clínica e que novos estudos serão necessários antes da aplicação em tratamentos para pacientes.

A expectativa é que o aprofundamento das pesquisas permita o desenvolvimento de terapias mais direcionadas e menos invasivas no futuro, ampliando as possibilidades de tratamento para crianças diagnosticadas com esse tipo de tumor raro.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #CancerInfantil#Ciência#Estudo#Medicina#Nature#Neurologia#Notícias#Pediatria#Pesquisa#Saude
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Rio das Ostras reforça fiscalização para combater aumentos abusivos nos combustíveis

Próxima notícia

Lula acompanha voo do “carro voador” da Embraer em SP

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital