O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Política
Voto em trânsito poderá ser solicitado até 20 de agosto nas eleições de 2026. Saiba quem pode usar e quais cargos serão votados.

Imagem: Reprodução/ Agência Brasil

Voto em trânsito nas eleições de 2026 pode ser solicitado até 20 de agosto

Eleitores com título regular poderão votar fora do município de origem, com regras diferentes conforme o local escolhido.

redacao Por redacao
08/08/2026 - 12:04
em Política
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Nas eleições gerais de 2026, eleitores que estiverem fora do município onde possuem domicílio eleitoral poderão utilizar o voto em trânsito para participar da votação.

O pedido deve ser realizado até 20 de agosto, conforme o calendário da Justiça Eleitoral.

A modalidade é destinada exclusivamente a pessoas com a situação eleitoral regular. Eleitores com título cancelado ou suspenso não podem solicitar o voto em trânsito.

O procedimento pode ser realizado para apenas um dos turnos ou para os dois. A solicitação está disponível por meio do Autoatendimento Eleitoral, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também presencialmente em cartórios, centrais e postos de atendimento da Justiça Eleitoral. É necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto.

Leia Também

Governo propõe usar R$ 11,2 bilhões em emendas para financiar transporte gratuito

Quaest: Flávio tem 45% e Lula 44% no segundo turno

O eleitor deve ficar atento ao local escolhido para votar, pois a unidade da Federação onde estiver no dia da eleição determina quais cargos poderão ser escolhidos.

Quem estiver em outro município, mas dentro do mesmo estado de seu domicílio eleitoral, poderá votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Já o eleitor que estiver em um estado diferente daquele onde possui domicílio eleitoral poderá votar somente para presidente da República. Isso ocorre porque os demais cargos em disputa são definidos de acordo com a representação política de cada estado.

Os Tribunais Regionais Eleitorais serão responsáveis por divulgar os locais habilitados para receber eleitores em trânsito. A lista poderá ser atualizada até o fim do período destinado à solicitação.

O cadastro eleitoral foi encerrado em 6 de maio. Dessa forma, quem não estava com a situação regularizada até essa data não poderá fazer alterações no cadastro para utilizar o voto em trânsito nas eleições deste ano.

O primeiro turno das eleições gerais de 2026 está marcado para 4 de outubro. Caso seja necessário segundo turno, a votação ocorrerá em 25 de outubro.

Os eleitores escolherão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #Eleições#Eleições2026#JusticaEleitoral#titulodeeleitor#TSE#Votação#VotoEmTrânsito
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

EUA encerram organização de transplantes após falhas na doação de órgãos

Próxima notícia

Colesterol: controle desde a infância pode reduzir riscos ao coração

redacao

redacao

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital