Educação Infantil abre 525 vagas para cursos em Macaé

Estão abertas as inscrições para a formação do 1º semestre da Educação Infantil na modalidade educação a distância (EAD). Serão oferecidas 525 vagas para 21 turmas. O cadastro está sendo realizado no formulário do site Centro de Formação Continuada Carolina Garcia, da Secretaria de Educação. Podem se inscrever profissionais da Educação Infantil que atuam na rede municipal.

A programação será iniciada no dia 29 deste mês e se estende até 25 junho. As aulas vão acontecer através da plataforma Google Meet. Serão 21 turmas atendidas no turno da manhã (8h30 às 11h) e tarde (13h30 às 16h). O tema será “Da intenção ao planejamento: Percursos Narrativos nas práticas pedagógicas da Educação Infantil em tempos de pandemia”.

Entre os objetivos da formação em serviço estão: compreender a necessidade da elaboração do planejamento de forma narrativa para atender a concepção de criança e de educação infantil das DCNEI; destacar que o acolhimento necessário para adultos e crianças acontece pela escuta de corpo inteiro; reconhecer professores como narradores, sujeitos ativos das suas próprias histórias de vida e formação e que suas narrativas constituem um caminho de formação e analisar os limites e possibilidades no atendimento às crianças e às famílias em tempos de pandemia (remoto e presencial) para o planejamento das práticas pedagógicas.

A Superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, lembra que, para complementação da carga horária do curso online, serão realizadas três lives previstas para abril, maio, junho e também disponibilizados textos para estudo e envio de atividades via Google Forms. “A formação é essencial para reflexão da prática pedagógica e fortalecimento da atuação neste momento de pandemia”, ressalta.

A programação foi dividida através de um cronograma específico:

Módulo 1: Acolhimento e Escuta.

Acolhimento como espaço de escuta de adultos e crianças.

A escuta como percepção e valorização do outro.

Criança-protagonista: centro do planejamento.

A interação adulto-criança e as relações de poder.

Planilha do planejamento: rotina permanente.

Módulo 2: Escuta sensível, diversidade e narrativa.

A escuta como um verbo ativo, que interpreta e produz sentido.

A diversidade como valor e necessidade: pluralidade e diferença.

Nós somos feitos de narrativas.

Planilha do planejamento: ponto de partida, vivência em foco e outras vivências.

Módulo 3: Documentação Pedagógica: os percursos narrativos do currículo e do planejamento de contexto.

Planejar o contexto.

Planejamento narrativo para atender a um currículo narrativo.

Planilha do planejamento: reflexão sobre a prática: as vivências e os registros.

Módulo 4: Documentação Pedagógica: o planejamento narrativo como comunicação.

Relação entre o planejamento e a comunicação com as famílias (intenção do professor e a proposta de vivência na planilha que vai para a família).

Planejar para o maternal: quem é essa criança?

Planejar para a pré-escola: quem é essa criança?

Planilha do planejamento para as famílias.

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