Nova CNH passa a valer a partir de julho; veja o que muda

Documento trará dispositivos de segurança contra falsificações

A partir do dia 1 de junho o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrará em vigor em todo o território nacional, de acordo com a a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), instituída em dezembro do ano passado.

Condutores que estão tirando a habilitação pela primeira vez ou que pretendem renovar sua habilitação, adicionar uma nova categoria, pedir revisão de dado impresso, solicitar a segunda via de documento receberão o novo padrão da CNH. O restante dos motoristas não precisarão procurar o Detran para trocar o documento.

Um novo design para a CNH

Com a mudança, o documento brasileiro ficará mais parecido com o padrão internacional, com a identificação impressa em português, inglês e francês. Além disso, a carta adotará de medidas de segurança contra falsificações, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.

Já o QRCode, que permite ao motorista ter acesso à Carteira Digital de Trânsito (CDT) através do aplicativo continuará sendo impresso no verso do documento. Na cores verde e amarelo, a CNH trará um novo local para a assinatura do condutor, além de um quadro com representações de veículos, indicando as categorias para as quais cada motorista está habilitado.

Depois da tabela vem o quadro de observações, que informa eventuais restrições médicas e avisa se o condutor exerce atividade remunerada. O documento mostrará ainda se a habilitação é temporária (concedida a novos motoristas) com a letra P no canto superior direito, ou se é definitiva, trazendo a letra D.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile