O governo do estado de São Paulo, em conjunto com a Ecopistas, iniciou os testes do projeto de um pedágio free flow na Rodovia Ayrton Senna (SP-070). A grande diferença dele para os demais é que o pedágio faz a cobrança apenas dos quilômetros rodados pelo veículo.
De acordo com o comunicado oficial divulgado à imprensa, a primeira etapa dos testes irá apenas aferir a capacidade do sistema de identificar o tamanho, categoria e quantidade de eixos dos automóveis que passam pelo trecho. A cobrança em si segue sendo realizada nas cabines.
A tecnologia funciona através de câmeras, sensores e antenas que identificam os automóveis nas estradas, até mesmo em condições de baixa visibilidade, como chuvas e neblinas. Após identificados, os veículos serão analisados, para determinar sua categoria e seu tamanho.
Em sequência, serão identificadas as tags de pagamento de pedágio dos automóveis. Com todos esses dados, o sistema irá realizar o cálculo da tarifa a partir de quanto o motorista transitava na rodovia.
Os resultados dos testes serão analisados pelos técnicos da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) no km 31,5 da SP-070 (Ayrton Senna). Se tudo der certo, em breve a tecnologia será implementada por toda São Paulo.
Espera-se que com a nova modalidade de cobrança, as rodovias devem ter maior fluidez e segurança, sem interrompimentos nas cabines. Para os motoristas também será possível cobrar taxas mais adequadas a quanto eles realmente utilizam a estrada.
As informações são do Yahoo.