O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Brasil
Senado rejeita equiparação de facções a terrorismo e aprova marco legal mais rígido

Reprodução | Agência Brasil

Câmara avança com proposta que cria barreiras para abortos legais em menores de 14 anos

Relatório aprovado derruba regra que dispensava boletim de ocorrência e autorização judicial nos casos de violência sexual

Redação Por Redação
07/11/2025 - 10:01
em Brasil
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Leia Também

Brasil terá alerta de tempestades no Sul e na Região Norte nesta quarta-feira

Jogos da Juventude 2026 começam em Foz do Iguaçu com recorde de participantes

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5), por 317 votos a 111, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 03/2023), que revoga a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) sobre atendimento a meninas vítimas de violência sexual. O texto, que na prática dificulta o acesso de crianças e adolescentes ao aborto legal, segue agora para o Senado.

A proposta, apresentada pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ), recebeu parecer favorável do relator Luiz Gastão (PSD-CE). O Ministério das Mulheres divulgou nota afirmando preocupação com o avanço do projeto, que considera um retrocesso na proteção de vítimas de estupro.

De acordo com a pasta, a norma do Conanda apenas detalha procedimentos já previstos na legislação, garantindo atendimento humanizado e sem burocracias que desestimulem a busca pelo serviço. “Ao anular essa orientação, cria-se um vácuo que dificulta o acesso dessas vítimas ao atendimento e compromete sua proteção”, afirmou o ministério.

O alerta ocorre em um cenário crítico: entre 2013 e 2023, mais de 232 mil crianças de até 14 anos deram à luz no Brasil — quase todas vítimas de estupro de vulnerável. Embora o aborto seja legal nesses casos, apenas 154 meninas conseguiram acessar o direito em 2023.

A resolução do Conanda, agora suspensa pela Câmara, estabelecia que a interrupção da gravidez em decorrência de estupro não deveria depender de boletim de ocorrência policial, decisão judicial ou comunicação prévia à família nos casos em que houver suspeita de violência dentro do próprio ambiente familiar.

Para os defensores do PDL, a resolução extrapolava suas funções ao dispensar o boletim de ocorrência e ao considerar discriminatória a recusa do médico baseada na desconfiança do relato da vítima — ponto que, na visão dos parlamentares favoráveis ao projeto, deveria ser tratado como objeção de consciência.

O Ministério das Mulheres argumenta o contrário: afirma que a resolução não cria novos direitos, mas orienta a aplicação do que já está previsto em lei, e lembra que a gravidez forçada é uma das principais causas de evasão escolar entre meninas. Segundo a pasta, uma menina morre por semana no Brasil em complicações relacionadas à gestação infantil.

“O objetivo é garantir que meninas vítimas de estupro tenham acesso ao atendimento previsto em lei. Revogar essa norma é fechar os olhos para a violência que atinge milhares de crianças”, diz o texto divulgado pelo ministério.

O projeto segue agora para o Senado, onde pode ser alterado, aprovado ou barrado.

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #Aborto Legal#Brasil#Câmara dos deputados#Saúde Pública#Senado Federal#Violência Sexualconandacrianças vítimas de estuprodireitos das meninasdireitos reprodutivosministério das mulherespdl 03política nacional
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Casamentos na Umbanda e Candomblé passam a ter efeitos civis no RJ

Próxima notícia

Dividendos da Petrobras: investidores terão dois créditos em 20/2 e 20/3 de 2026

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital