O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Política
EUA retiram Alexandre de Moraes e Viviane Barci da lista de sanções da Lei Magnitsky

Imagem: STF

Governo americano retira sanções contra Alexandre de Moraes e Viviane Barci

Exclusão da lista da Lei Magnitsky inclui o Instituto Lex e representa mudança na postura dos EUA em relação ao casal.

Redação Por Redação
12/12/2025 - 16:31
em Política
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (12/12/2025) a retirada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e de sua esposa, Viviane Barci de Moraes, da lista de sanções da Lei Magnitsky. Também foram excluídas entidades associadas ao casal, como o Instituto Lex.

Apesar de ampla repercussão, os comunicados oficiais americanos não detalham publicamente os motivos específicos da revogação das sanções. Relatórios internos e cartas enviadas a congressistas apontavam que as penalidades iniciais, aplicadas em julho de 2025, se baseavam em alegações de “prisões arbitrárias” e “restrições à liberdade de expressão” atribuídas ao ministro, mas essa documentação não constitui uma declaração oficial sobre a retirada.

Agências internacionais, como Reuters e Associated Press, confirmaram a exclusão do casal da lista, destacando que a medida representa uma reversão da posição anterior do governo americano. Até o momento, não houve declaração formal ligando a revogação à aprovação do chamado “PL da Dosimetria”, projeto que tramita na Câmara dos Deputados e que pode reduzir penas relacionadas aos atos de 8 de janeiro e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O PL da Dosimetria ganhou ampla repercussão internacional, mas, segundo fontes oficiais dos EUA, não há confirmação de que sua aprovação tenha influenciado a decisão de remover Alexandre e Viviane da lista de sanções.

Leia Também

Governo propõe usar R$ 11,2 bilhões em emendas para financiar transporte gratuito

Quaest: Flávio tem 45% e Lula 44% no segundo turno

A decisão marca uma mudança significativa no relacionamento diplomático entre Brasil e Estados Unidos em meio a tensões políticas e jurídicas recentes, e deve repercutir nos debates sobre liberdade de expressão, independência do judiciário e relações bilaterais.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #AlexandreDeMoraes#Brasil#Diplomacia#EUA#InstitutoLex#LeiMagnitsky#STF#VivianeBarci
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

UFRJ cria laboratório voltado à economia circular e redução do aquecimento global

Próxima notícia

Governo lança plataforma para autoexclusão de apostas online com foco em prevenção e saúde mental

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital