Se você viu o novo carro elétrico DeLorean Alpha5, pode ficar desapontado por ele não se parecer muito com o famoso DeLorean DMC-12 dos filmes “De Volta para o Futuro”. Realmente, além das portas asa de gaivota, não há muito que conecte claramente os carros.
Mas o Alpha5, que fez sua estreia pública recentemente, se parece com alguns DeLoreans que você pode não se lembrar porque nenhum deles foi realmente feito.
Uma coisa é comprar o nome DeLorean, colocá-lo em algum veículo novo e declará-lo um “DeLorean oficial”. Mas o DeLorean DMC-12 era um ícone do design moderno. Seu sucessor não deve ter apenas o nome DeLorean, mas também deve se parecer com um DeLorean.
Mas depois de 40 anos, como deve ser um DeLorean? Certamente deve pelo menos se parecer um pouco com o DMC-12 que estrelou os filmes, mas a empresa de automóveis faliu antes mesmo do primeiro filme estrear.
Assim, os designs da empresa não evoluíram nas décadas seguintes da mesma forma que os de outras marcas de automóveis. Ironicamente, o carro “De Volta para o Futuro” permaneceu firmemente preso ao passado. Para imaginar como seria o DeLorean de hoje, os novos designers da empresa tiveram que preencher uma lacuna de quase 40 anos.
Eles queriam imaginar como seriam os DeLoreans se tudo não tivesse parado. Para fazer isso, eles preencheram algumas lacunas bastante grandes na linha do tempo, começando com o futuro que a montadora original havia imaginado para si mesma.
Como se vê, o progenitor do Alpha5 realmente não era o DMC-12. Em vez disso, o Alpha5 tem suas raízes no segundo carro do DeLorean: o DMC-24, de quatro lugares, um carro que os novos designers não apenas inventaram.
Como saiu do mercado em 1982, a DeLorean Motor Company original nunca produziu o DMC-24, apesar de estar em desenvolvimento. ItalDesign Giugiaro, a empresa de design italiana, que criou a forma de metal angular e nua do DMC-12, chegou ao ponto de criar uma versão de carro-conceito antes do DeLorean afundar. O DMC-24 foi finalmente revelado no final de 1982, de forma ligeiramente modificada, como o carro-conceito Lamborghini Marco Polo.
Depois, é claro, há todos os outros carros que a ItalDesign ajudou a desenvolver para o DeLorean nos próximos 40 anos. Havia o Alpha2, revelado em 1996, o Alpha3 de 2006 e, o Alpha4, um SUV movido a hidrogênio lançado em 2013.
Certo, não realmente. O novo DeLorean mais uma vez recorreu à ItalDesign, agora uma subsidiária do Grupo Volkswagen, para projetar seus novos carros e, juntos, decidiram criar uma história de design fictícia detalhada para a marca.
Nenhum desses veículos – Alpha2 a 4 – jamais existiu, mas os executivos da DeLorean e os designers da ItalDesign falam deles como se existissem. Existem modelos em escala de um quarto de todos esses carros. Haverá revistas de carros de época com esses modelos “recém revelados” na capa. Há embalagens Hot Wheels projetadas pelos designers gráficos da Mattell no estilo correto para cada período, como se os brinquedos estivessem pendurados nas prateleiras das farmácias no passado (a Hot Wheels realmente está vendendo um modelo DeLorean Alpha5).
A nova DeLorean Motor Company e seus parceiros da ItalDesign não estão tentando enganar as pessoas. Qualquer um que tenha estado vivo por grande parte dos últimos 40 anos sabe que esses veículos nunca existiram. Mas apenas voltar a um carro de 1982 para projetar um veículo moderno deixaria a empresa presa com um visual “retrô” que só poderia ser aplicado a um modelo, disse o CEO Joost de Vries. Assim, os designers inventaram uma história como forma de se libertarem das restrições da história real.
O processo de criação de veículos diferentes ajudou os designers a descobrir os elementos-chave da “linguagem de design” do DeLorean, como uma asa dianteira sutil. Ela foi modelada na faixa de material mais escuro no nariz do DMC-12, mas se transformou em um recurso aerodinâmico funcional. O Alpha4, o SUV, servirá como modelo para o próximo modelo planejado do DeLorean após o Alpha5, um SUV elétrico.
Uma realidade mais sombria e o nascimento de um novo DeLorean
Essa história falsa parece promissora, mas a história real da DeLorean era muito mais sombria. Fica como um aviso para qualquer número de novas start-ups automotivas, incluindo o novo DeLorean, sobre o quão errado as coisas podem dar e quão rápido.
Depois de apenas iniciar a produção, a DeLorean entrou em liquidação logo depois que seu fundador, o ex-executivo da General Motors John DeLorean, foi preso por acusações de drogas em uma operação policial gravada em vídeo. Mais tarde, ele foi absolvido, mas a empresa, que estava lutando de qualquer maneira, não sobreviveu.
Os ativos da DeLorean foram comprados por um mecânico do Texas chamado Stephen Wynne, junto com outros investidores não revelados. A empresa de Wynne construiu uma reputação mantendo e consertando DeLoreans. O plano inicial era que a nova empresa DeLorean fizesse versões elétricas do DMC-12 original, mas, nos últimos anos, um plano muito mais ousado foi traçado.
A nova DeLorean Motor Company foi formada, com a empresa original de Wynne como o maior investidor, para fabricar todos os novos veículos elétricos. De Vries, que trabalhou anteriormente com a Tesla e a Karma Automotive, outra startup de veículos elétricos, lidera a empresa, e uma nova sede está planejada em San Antonio.
Por enquanto, não haverá uma fábrica DeLorean, disse de Vries. A empresa trabalhará com uma empresa externa para construir os carros, segundo de Vries, assim como a start-up Fisker está fazendo com seu novo Ocean SUV. O Alpha5 está planejado como uma edição limitada. Apenas 9.531 serão fabricados, apenas um a mais que o DeLorean construído com o DMC-12. A empresa espera que esses carros estejam em produção em algum momento de 2024.
“O cupê é nosso carro prestígio”, disse de Vries. “É incrível. É a interpretação mais pura que temos da marca, mas precisamos chegar ao SUV se quisermos nos tornar uma montadora.”
Essa foi uma grande parte da razão para uma história inventada. A DeLorean precisava de uma herança de design para se basear, disse ele, a fim de estender esses temas mais evoluídos em veículos que podem nem ter sido previstos em 1982. De Vries espera revelar um novo SUV de luxo de tamanho completo DeLorean no início de 2023.
“Na verdade, estamos lançando nosso SUV de segunda geração”, disse de Vries, “porque tivemos um SUV em 2013”.
Bem, não realmente, mas os designers trabalharão com o Alpha IV para derivar o futuro SUV de produção da empresa. Após o Alpha5 de aparência radical, de Vries promete, o grande SUV não será conservador e restrito.
“Não podemos nos dar ao luxo de ter um tijolo”, disse ele.
DeLorean também revelou dois veículos conceito na casa em Monterey, Califórnia, onde a empresa estava exibindo seu primeiro modelo de produção planejado. Um deles, o Alpha5 Plasmatail, é a versão do Alpha5 com uma traseira mais alta para mais espaço de armazenamento. O outro, o Omega, é um EV off-road extremo com pneus enormes e um corpo esguio alto do chão.
Os designers do DeLorean preencheram o passado e estão olhando para o futuro. Por enquanto, o presente continua sendo um trabalho em andamento.
As informações são da CNN.