Em mais uma nova tentativa de fazer seu novo sistema de verificação dar certo, o Twitter lançou três selos diferentes: um dourado, um cinza e um azul. Mas o que cada um significa?
Desde que assumiu o comando da empresa, no final de outubro, Elon Musk está tentando encontrar novas formas de monetizar a rede social para aumentar sua receita. Em contrapartida, o bilionário também realizou um corte drástico no quadro de funcionários como forma de reduzir as despesas.
Sua grande tentativa para fazer com que as pessoas gastem dinheiro na plataforma foi a reformulação do selo azul de verificação. Sob sua regência, Musk colocou o ícone como parte do plano de assinatura premium do Twitter, o Twitter Blue. Desta forma, usuários que tivessem o selo verificado deveriam comprar o pacote, e qualquer outro que quisesse adquirir um igual também poderia através da compra do plano.
Apesar das críticas que previam um caos generalizado no Twitter, Musk lançou a ferramenta e o resultado foi justamente o esperado, com usuários se passando por empresas e personalidades famosas e publicando conteúdos polêmicos, prejudicando a reputação da rede social como uma rede segura e amigável.
Novos selos do Twitter
Desde então Musk vem retrabalhado sua ideia. Agora, o Twitter lançou três selos de verificação distintos: um dourado, um cinza e um azul, que servirão para propósitos distintos.
Dourado
A marca dourada é a mais próxima em significado do antigo selo azul. Ela será aplicada para empresas notáveis e contas comerciais, de modo que possam se comunicar com clientes de modo confiável. O selo dourado, no entanto, se aplicará a menos contas do que o antigo selo azul, uma vez que será dado apenas para organizações, e não mais para indivíduos como celebridades ou jornalistas.
Cinza
A marca cinza já foi apresentada há algumas semanas atrás, mas foi rapidamente removida devido ao fato de que sua coexistência com o selo azul provocava redundância e confusões na rede social. Agora, o selo cinza será destinado apenas a perfis de governos ou políticos filiados a governos, de modo a legitimar aquela conta em específico como verdadeira.
Azul
O antigo selo azul passará a ser aplicada para todos os usuários que assinam o Twitter Blue, ou seja, está disponível para compra. Por enquanto, contas que possuíam a verificação azul antiga ainda as mantêm, mas ao exibir detalhes é possível ver que foi dada sob o sistema anterior. Musk já afirmou que essa diferenciação acabará nas próximas semanas, e que em breve apenas contas que pagaram pelo selo azul irão tê-lo.
As informações são do Yahoo.