O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Sociedade
  • Cultura
  • Podcast
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Canal Viu!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Sociedade
  • Cultura
  • Podcast
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Canal Viu!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Sociedade
relogio do clima

Relógio do Clima, em Nova York, foi um projeto para conscientizar sobre efeitos do aquecimento global Foto: Twitter @Canyon195 / Reprodução

Relógio do Clima está contando os minutos finais do planeta

Roberto Barbosa Por Roberto Barbosa
23/07/2023 - 09:58
em Sociedade
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

m meio aos recordes de temperatura registrados no hemisfério norte do planeta, algo ainda mais sombrio está dizendo que o planeta não anda “muito bem de saúde”. Estamos falando de um alerta do Relógio do Clima, um enorme e sinistro relógio de 24 metros de altura, que fica na Union Square, em Nova York, Estados Unidos.

Ele faz uma espécie de contagem regressiva para o mundo, que precisa urgentemente resolver os graves problemas com as mudanças climáticas. Antes que tudo fique ainda mais terrível para a humanidade – e claro, para todas as demais formas de vida que existem em nosso planeta.

A Terra está cerca de 1,1 grau Celsius mais quente atualmente do que estava antes da Revolução Industrial. Isso graças às emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de combustíveis fósseis.

Como resultado, ondas de calor mais intensas, incêndios florestais, tempestades e aumento do nível do mar. Para termos uma ideia ainda maior sobre essa “quentura” toda, a NASA revelou que junho de 2023 foi o junho mais quente já registrado nas medições históricas.

Já na China foi registrado o dia mais quente da história do país. Em 16 de julho, a temperatura por lá alcançou absurdos 52,2 graus Celsius!

O Relógio do Clima mostra quanto tempo resta antes que as emissões contínuas de CO2 atinjam pelo menos 1,5 grau de aquecimento global. Este é um limite fundamental para as metas climáticas globais sob o Acordo de Paris.

O tempo que resta no relógio está caindo para menos de seis anos. Ele reflete dados do Instituto de Pesquisa Mercator sobre Bens Comuns Globais e Mudanças Climáticas (MCC), que fica em Berlim, Alemanha. Esses menos de seis anos são, em específico, o tempo estimado para a humanidade mudar totalmente de postura em relação às emissões de dióxido de carbono.

Com informações do Olhar Digital.

CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Plano de segurança do governo vai além do controle de armas

Próxima notícia

O que você vê primeiro nesta ilusão de ótica pode revelar traço de personalidade

Roberto Barbosa

Roberto Barbosa

Jornalista, escritor e diretor executivo do Portal VIU!. Autor do livro Minha Aldeia, Minha Trincheira.

 Notícias relacionadas

Droga Frankenstein: jovem de 18 anos morre no Reino Unido após usar opióide 300 vezes mais forte que a heroína
Mundo

Droga Frankenstein: jovem de 18 anos morre no Reino Unido após usar opióide 300 vezes mais forte que a heroína

05/12/2023 - 09:25
(Gésio Passos - Agência Brasil)
Brasil

Peixe na água e rede vazia: desastre da Braskem atinge pescadores

05/12/2023 - 08:02
7 de cada 10 alunos brasileiros de 15 anos não sabem resolver problemas matemáticos simples, mostra Pisa
Brasil

7 de cada 10 alunos brasileiros de 15 anos não sabem resolver problemas matemáticos simples

05/12/2023 - 07:27
Carregar mais
Deixe seu comentário
O Rebate

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail: orebate@viuonline.com.br

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal Viu
  • Cidades
  • Cultura
  • Esporte
  • Futebol
  • Mundo
  • Opinião
  • Podcast
  • Sociedade
  • Tecnologia
  • Trabalho e emprego

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Sociedade
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Canal Viu
  • Brasil
  • Podcast
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital