Casal constrói casa sozinho em 6 meses e agora ensina outras pessoas a fazer o mesmo

Sucesso do projeto, compartilhado no YouTube, motivou a venda de livro com passo a passo para construir uma casa do zero

O casal Pepe Romero e Eugenia Diaz, ambos com 35 anos, comandava uma marca de bolsas até 2019, quando decidiu fechar a empresa para mudar de estilo de vida. Eles viajaram de trailer pela Europa durante alguns meses e, depois, decidiram construir a própria casa.

Em entrevista ao Insider, eles contam que a ideia foi influenciada pela experiência de transformar um veículo em residência durante as viagens. “Quando compramos nossa van de segunda mão, todos os orçamentos que recebemos para transformá-la em uma caravana eram muito altos. Não podíamos pagar”, disse Romero. “Fomos forçados a construí-lo nós mesmos e, depois disso, percebemos que tudo pode ser feito se você se esforçar e estudar.”

Como o projeto de reforma foi bem-sucedido, o casal se sentiu confiante para erguer uma pequena cabana no interior do Alentejo, em Portugal. “Não queríamos contratar alguém para fazer isso, pois já tínhamos experimentado como é fazer as coisas sozinhos”, disse Romero ao site.

Inicialmente, eles buscavam uma casa em ruínas que pudessem reformar por conta própria. “Renovar uma estrutura existente parecia algo mais fácil de fazer e mais viável, mas todas as ruínas que encontramos não eram o que estávamos procurando”, disse Romero.

Nasce um novo negócio

Após os dois compartilharem a jornada, seguidores do casal começaram a pedir dicas sobre como construir algo semelhante. Este foi o pontapé para um novo negócio: a venda de um guia sobre como construir uma cabana.

“Decidimos escrever este guia para ajudar outras pessoas a replicar nosso projeto”, disse Romero. “Todo o nosso conhecimento e pesquisa para cada etapa da construção está nesse guia, no qual explicamos passo a passo em palavras, fotos e desenhos, o que fizemos, como fizemos e por que fizemos.”

O guia de 130 páginas reúne a lista completa de materiais, além de recomendações sobre como cada partes da cabine deve ser feita. Para adquirir o livro, os interessados terão de desembolsar 399 euros. Até o momento, já foram vendidas mais de 600 cópias, segundo o casal.

As informações são da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócis=os.

Sair da versão mobile