O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Saúde
Vacina Butantan-DV inicia imunização em larga escala contra dengue no Brasil

Imagem: reprodução/divulgação

Vacinação contra dengue com Butantan-DV começa em Botucatu, Maranguape e Nova Lima

Estratégia piloto testa vacina tetravalente de dose única, com eficácia comprovada e logística simplificada.

Redação Por Redação
22/01/2026 - 11:18
em Saúde
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

O Ministério da Saúde deu início neste domingo (18) à vacinação em massa contra a dengue em Botucatu, interior de São Paulo, utilizando a Butantan-DV, a primeira vacina de dose única do mundo contra a doença.

A imunização começou no sábado (17) em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), cidades que fazem parte da fase piloto. O objetivo é avaliar o impacto da vacina e gerar dados para expansão nacional do programa.

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a Butantan-DV é tetravalente, oferecendo proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Estudos clínicos com mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros, entre 2016 e 2024, apontaram eficácia geral de 74,7% em pessoas de 12 a 59 anos, chegando a 91,6% contra casos graves e 100% contra hospitalizações.

A vacinação se destina inicialmente a pessoas entre 15 e 59 anos, independentemente de terem tido dengue anteriormente. Por ser de dose única, a Butantan-DV facilita a adesão da população e simplifica a logística de imunização.

Leia Também

Quedas levam quase 15 mil crianças a hospitais no Brasil em 2026

Brasil registra mais de 546 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2025

O imunizante é liofilizado, ou seja, em pó, o que garante maior estabilidade durante transporte e armazenamento. Pode ser conservado em refrigeração comum, entre 2°C e 8°C, reduzindo perdas e mantendo a segurança do produto.

Os estudos indicam que a eficácia da vacina se mantém por até cinco anos, e a vacinação em larga escala permitirá avaliar a necessidade de doses de reforço. A produção inicial é de 1,2 milhão de doses por ano, com expectativa de alcançar até 30 milhões de doses em 2026, graças à parceria com o laboratório chinês Wuxi.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #Botucatu#ButantanDV#Dengue#DoseÚnica#Imunização#Maranguape#MinisterioDaSaude#NovaLima#Prevenção#SaúdePública#Vacina#Vacinação
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Assistência veterinária gratuita impulsiona agropecuária em Quissamã

Próxima notícia

Sintomas do mundo moderno: a síndrome do sono insuficiente em crianças e adolescentes

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital