O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Política
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a votar nesta semana a ação penal sobre a tentativa de golpe de 2022. O caso envolve Jair Bolsonaro e sete colaboradores, sendo cinco militares, e levanta debates sobre cultura golpista e democracia no Brasil.

Imagem: Agência Brasil

STF dá início à votação sobre tentativa de golpe de Bolsonaro

Núcleo crucial do processo envolve ex-presidente e cinco militares; especialistas alertam para ideias antidemocráticas.

Redação Por Redação
08/09/2025 - 12:11
em Política
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir nesta semana um julgamento inédito na história política brasileira. A partir desta terça-feira, 9 de setembro, começam a ser proferidos os votos dos cinco ministros da 1ª Turma da Corte na ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022.

O processo envolve o chamado “núcleo crucial” da trama, composto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e sete colaboradores de seu governo, entre eles cinco militares.

Em entrevista à Rádio Eldorado, o historiador Daniel Aarão Reis, professor emérito da Universidade Federal Fluminense, comentou sobre a relevância histórica do julgamento. Segundo ele, a história republicana do Brasil já enfrentou golpes e tentativas de golpes que nunca haviam sido apreciados pelo Judiciário.

“As anistias contribuíram para criar uma cultura golpista no Brasil”, afirmou.

O historiador ressaltou, porém, que uma eventual condenação judicial não resolve completamente o problema, destacando a presença contínua de ideias antidemocráticas tanto no Brasil quanto no cenário internacional.

Leia Também

Governo propõe usar R$ 11,2 bilhões em emendas para financiar transporte gratuito

Quaest: Flávio tem 45% e Lula 44% no segundo turno

“Não podemos ter ilusões de que uma condenação jurídica irá encerrar uma tradição. As ideias antidemocráticas estão em evidência no Brasil e no mundo”, acrescentou.

O julgamento é acompanhado com atenção por partidos políticos, especialistas e pela sociedade civil, devido à sua importância histórica e às possíveis consequências para a política brasileira nos próximos anos.

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #Bolsonaro#Brasil#Democracia#JulgamentoHistórico#Justica#Militares#PolíticaBrasileira#STF#TentativaDeGolpe
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Enem tem recorde de inscritos e volta a servir como certificação do ensino médio

Próxima notícia

MP-SP investiga elo de policiais civis com operador financeiro do PCC

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital