O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Política
PGR questiona diligências da PF sobre mensagens atribuídas a Alexandre de Moraes no celular de Daniel Vorcaro e pede anulação dos atos.

Imagem: Reprodução/ Agência Brasil

PGR pede anulação de diligências da PF sobre mensagens atribuídas a Moraes

Paulo Gonet questiona atuação de André Mendonça e afirma que investigação envolvendo ministro do STF deveria passar pelo plenário da Corte.

redacao Por redacao
01/09/2026 - 21:09
em Política
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

A Procuradoria-Geral da República (PGR) questionou a maneira como a Polícia Federal avançou na apuração de mensagens encontradas no celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Em manifestação apresentada nesta terça-feira (1º), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a anulação dos atos investigativos relacionados às conversas atribuídas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para Gonet, o ministro André Mendonça, responsável pelo caso, não poderia ter determinado diretamente à Polícia Federal novas diligências para aprofundar a apuração envolvendo Moraes. Na avaliação da PGR, uma eventual investigação contra um integrante do Supremo precisa seguir um rito específico.

PGR defende análise pelo plenário do STF

Segundo o entendimento apresentado por Gonet, qualquer medida investigativa direcionada especificamente a Alexandre de Moraes deveria ter autorização do plenário do Supremo.

Leia Também

Governo propõe usar R$ 11,2 bilhões em emendas para financiar transporte gratuito

Quaest: Flávio tem 45% e Lula 44% no segundo turno

O procurador-geral afirmou que, caso surgissem elementos capazes de justificar uma investigação contra um ministro da Corte, a questão deveria ser encaminhada ao presidente do STF, Edson Fachin. Caberia a ele levar o assunto ao plenário antes que novas providências fossem adotadas.

A PGR também argumentou que um magistrado não deve determinar, por iniciativa própria, que a polícia investigue determinadas pessoas durante uma fase anterior à abertura formal de um processo, especialmente quando não existe solicitação do Ministério Público ou iniciativa da própria autoridade policial.

Relatório surgiu após perícia no celular de Vorcaro

A manifestação foi apresentada depois de André Mendonça solicitar uma avaliação sobre o relatório produzido pela Polícia Federal.

O documento reúne informações extraídas do celular de Daniel Vorcaro, investigado na Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de irregularidades e fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

O relatório teve o sigilo retirado nesta terça-feira (1º) e registra a existência de conversas com um contato salvo no aparelho com o nome de Alexandre de Moraes.

Os investigadores, entretanto, não conseguiram recuperar todo o conteúdo das mensagens. De acordo com o relatório, alguns recursos utilizados nas conversas dificultaram a extração integral dos dados armazenados no telefone.

Questionamento é sobre o procedimento da investigação

A manifestação apresentada por Paulo Gonet não representa uma conclusão sobre o conteúdo das mensagens nem afirma que Alexandre de Moraes tenha cometido alguma irregularidade.

O principal questionamento da PGR está relacionado à forma como as diligências foram determinadas e realizadas depois que as referências ao ministro foram encontradas no celular de Vorcaro.

Agora, a discussão deverá se concentrar na validade dos atos investigativos realizados nesse momento da apuração e no procedimento adequado para eventuais medidas envolvendo integrantes do Supremo.

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #AlexandreDeMoraes#AndréMendonça#BancoMaster#DanielVorcaro#Justica#OperaçãoComplianceZero#PauloGonet#PGR#PoliciaFederal#STF
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Uso incorreto de cadeirinhas aumenta gravidade de lesões em crianças, aponta estudo

Próxima notícia

União Europeia prepara suspensão temporária de carne brasileira por regra sobre antimicrobianos

redacao

redacao

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital