O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Opinião
ataque israel gaza

O desespero de quem perdeu familiares que esperavam por ajuda humanitária virou rotina em Gaza (Foto: Abed Rahim Khatib/Anadolu/picture alliance )

Mais 73 pessoas morrem enquanto esperavam por ajuda em Gaza

Enquanto Israel e Hamas mantêm negociações no Catar, palestinos são mortos a tiros ao buscar suprimentos; ataques do gênero são quase diários

Redação Por Redação
20/07/2025 - 17:48
em Opinião
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Pelo menos 73 pessoas foram mortas enquanto tentavam acessar ajuda em Gaza neste domingo (20/07), informou o ministério da Saúde do território palestino. Mais de 150 pessoas ficaram feridas, algumas delas em estado crítico.

O maior número de vítimas foi no norte de Gaza, onde pelo menos 67 palestinos foram mortos enquanto tentavam alcançar a ajuda que chegava por meio da passagem de Zikim, de acordo com as autoridades locais. Não há postos do Fundo Humanitário de Gaza (GHF), grupo apoiado pelos EUA e Israel, no norte do enclave palestino.

Testemunhas relatam disparos vindos de militares israelenses em direção às multidões, mas não há confirmação sobre a autoria dos ataques.

Enquanto isso, o exército israelense publicou novos avisos de evacuação para áreas do centro de Gaza, uma das poucas áreas onde o exército raramente opera com tropas terrestres e onde estão localizadas muitas organizações internacionais que tentam distribuir ajuda.

Leia Também

Morre Ramiro Valdés, comandante histórico da Revolução Cubana, aos 94 anos

O problema não é só o tempo de tela: é o que está te mudando sem você perceber

O anúncio foi feito no momento em que Israel e o grupo palestino Hamas mantêm negociações de cessar-fogo no Catar – mediadores internacionais afirmam que não houve avanços.

Desde que a Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada pelos EUA e por Israel, iniciou suas operações em maio, tem havido relatos quase diários de palestinos mortos pelas forças israelenses enquanto buscavam ajuda.

Fome e desespero

Na manhã deste domingo, ambulâncias em frente a três grandes hospitais em Gaza soaram seus alarmes simultaneamente para chamar a atenção para a crise de fome em Gaza. Médicos se posicionaram com cartazes mostrando crianças desnutridas e falta de medicamentos.

Israel fechou as travessias e interrompeu todas as entregas de ajuda humanitária ao território em março, anunciando a suspensão do bloqueio em maio, o que é contestado por entidades que atuam na região. A entrada de ajuda tem sido monopolizada pela GHF e é insuficiente para aplacar a situação de catástrofe e fome generalizada entre os mais de 2 milhões de habitantes do território.

A agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA) afirmou, no X, que não consegue levar alimentos há mais de quatro meses a Gaza e exigiu que Israel levantasse o cerco.

Apesar de ter suprimentos e meios para levar a ajuda, a agência, que foi banida por Israel, afirma que o acesso ao território continua bloqueado.

Autoridades israelenses alegam que o grupo radical palestino Hamas estava roubando a ajuda humanitária e a utilizando para alimentar seus combatentes, sem apresentar evidências.

A Faixa de Gaza está há 21 meses sob intensos ataques israelenses, que deixaram mais de 58 mil palestinos mortos. O estopim da atual guerra foi o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, que matou 1.200 pessoas e fez 251 reféns.

Da Agência Fonte Exclusiva, com informações da DW Brasil.

Tags: #Gaza#Guerra Israel x Hamas
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Próxima notícia

Por 267 votos, Câmara aprova mudanças no licenciamento ambiental

Redação

Redação

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital