Seu cachorro entende quando você diz ‘vai buscar a bola’? Um novo estudo na Hungria diz que sim

O estudo, que foi revisado por pares, foi publicado na última sexta-feira na revista científica "Current Biology"

Um novo estudo na Hungria descobriu que, além de serem capazes de responder a comandos como "rolar", os cães podem aprender a associar palavras a objetos específicos

Imagem: reprodução

Muitos donos de cães acreditam que seus animais de estimação entendem e respondem não apenas a comandos como “sente” e “fique”, mas também a palavras que se referem a seus objetos favoritos. “Traga-me a sua bola” muitas vezes resultará exatamente nisso.

Mas a ciência tem tido problemas para determinar se cães e outros animais realmente ativam uma imagem mental em suas mentes quando ouvem o nome de um objeto, algo que sugeriria uma compreensão mais profunda da linguagem, semelhante ao tipo que os humanos têm.

Um novo estudo na Hungria descobriu que, além de serem capazes de responder a comandos como “rolar”, os cães podem aprender a associar palavras a objetos específicos – uma relação com a linguagem chamada compreensão referencial que não havia sido comprovada em cães até agora.

“Quando estamos falando de objetos, os objetos são externos aos cães, e os cães têm que aprender que as palavras se referem, eles representam algo que é externo a eles”, disse Marianna Boros, neurocientista cognitiva e coautora principal do estudo conduzido pelo Departamento de Etologia da Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste.

O estudo, que foi revisado por pares, foi publicado na última sexta-feira na revista científica “Current Biology”. Envolveu 18 cães e é um procedimento de EEG não invasivo usando eletrodos conectados à cabeça dos cães para medir a atividade cerebral e registrar ondas cerebrais.

*Da Agência Fonte Exclusiva com informações PNEWS

 

Sair da versão mobile