O ex-ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Tang Renjian, foi condenado à morte por suborno pelo Tribunal Popular Intermediário de Changchun, na província de Jilin, no domingo (29), informou a agência estatal Xinhua. Apesar da gravidade da sentença, a execução foi suspensa por dois anos, em razão de sua confissão.
De acordo com a investigação, Tang recebeu propinas que somaram mais de 268 milhões de yuans — quase R$ 200 milhões — em dinheiro e bens ao longo de diferentes cargos exercidos entre 2007 e 2024.
O Partido Comunista da China expulsou Tang em novembro de 2024, seis meses após ele ser investigado pelo órgão anticorrupção e afastado do ministério. O caso foi considerado rápido, especialmente se comparado a outras investigações de alto escalão, como as que atingiram o ministro da Defesa Li Shangfu e seu antecessor, Wei Fenghe.
A condenação se insere no contexto da ampla campanha anticorrupção lançada pelo presidente Xi Jinping desde 2020, com foco em depurar o aparato de segurança e garantir lealdade absoluta de policiais, juízes e promotores. Tang também atuou como governador da província de Gansu entre 2017 e 2020, antes de assumir o cargo de ministro da Agricultura.
No início deste ano, Xi Jinping reforçou que a corrupção representa a maior ameaça à sobrevivência do Partido Comunista e afirmou que o problema continua em crescimento, justificando a intensificação da ofensiva contra autoridades suspeitas.
*Da Agência Fonte Exclusiva
