Uma nova crise diplomática marcou a relação entre Brasil e os Estados Unidos nesta quarta-feira (22), após uma sequência de medidas envolvendo agentes de segurança dos dois países.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil revogou as credenciais de um agente de imigração norte-americano que atuava na sede da Polícia Federal do Brasil em Brasília.
A decisão foi uma resposta direta à retirada do delegado brasileiro Marcelo Ivo de Carvalho de suas funções nos Estados Unidos.
A medida norte-americana foi adotada durante o governo de Donald Trump e está ligada a investigações envolvendo o ex-deputado Alexandre Ramagem.
Ele deixou o Brasil em setembro do ano passado durante o avanço do julgamento da chamada trama golpista no Supremo Tribunal Federal. Ramagem chegou a ser detido pelo Serviço de Imigração dos EUA no dia 13 deste mês e foi liberado dois dias depois, sem explicações públicas.
Segundo o Itamaraty, a decisão dos Estados Unidos foi tomada de forma unilateral, sem diálogo prévio, o que violaria o memorando bilateral que regula o intercâmbio de oficiais de ligação na área de segurança.
Em resposta, o governo brasileiro aplicou o princípio da reciprocidade. O diretor-geral da Polícia Federal do Brasil, Andrei Rodrigues, confirmou a suspensão das credenciais do agente norte-americano, impedindo seu acesso às instalações da instituição.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o episódio e afirmou que a medida segue a lógica de reciprocidade adotada pelo governo brasileiro, destacando ao mesmo tempo a importância de manter o diálogo para a normalização das relações diplomáticas.
*Da Agência Fonte Exclusiva
