O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Economia
Brasil registra alta de 3,84% nas reservas provadas de petróleo em 2025, alcançando 17,4 bilhões de barris, segundo relatório da ANP.

Imagem: Divulgação/ Petrobras

Reservas de petróleo do Brasil crescem 3,84% e garantem 12,7 anos de produção, aponta ANP

País encerra 2025 com 17,4 bilhões de barris em reservas provadas; pré-sal concentra maior parte dos recursos energéticos nacionais.

Redação Por Redação
11/04/2026 - 09:59
em Economia
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

O Brasil fechou o ano de 2025 com 17,488 bilhões de barris de reservas provadas de petróleo, um crescimento de 3,84% em comparação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (10) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

O resultado reforça a posição do país como um dos principais detentores de recursos energéticos, mesmo sem a entrada de grandes novos campos.

Segundo o levantamento, caso não haja novas descobertas e seja mantido o atual ritmo de produção, o Brasil teria petróleo suficiente para cerca de 12,7 anos de extração. As informações fazem parte do Boletim Anual de Recursos e Reservas, documento oficial que consolida os dados estratégicos do setor de energia.

O relatório é elaborado a partir de informações fornecidas pelas empresas que atuam na exploração e produção de petróleo e gás no país. O cálculo considera tanto novas descobertas quanto revisões técnicas em campos já em operação.

Leia Também

Dólar cai para R$ 5,01 e Ibovespa dispara acima dos 208 mil pontos

Governo Milei prepara plano para desligar até 20 mil servidores públicos na Argentina

Ao todo, foram analisados dados de 441 campos produtores distribuídos por 12 estados brasileiros.

Um dos principais indicadores do estudo é o índice de reposição de reservas provadas, que atingiu 147,03% em 2025. O percentual representa a adição de 2,023 bilhões de barris às reservas nacionais, superando o volume efetivamente produzido no período.

No mesmo intervalo, a produção total foi de 1,38 bilhão de barris, o que significa que, para cada 100 barris extraídos, foram incorporados aproximadamente 147 novos barris às reservas. O resultado indica capacidade de reposição acima do consumo anual.

A maior parte das reservas segue concentrada no Pré-sal, que responde por cerca de 82% do total nacional. A região se estende ao longo da costa brasileira, do Espírito Santo até Santa Catarina, em áreas de alta profundidade no subsolo marinho.

O boletim também aponta crescimento no gás natural. As reservas provadas chegaram a 572,752 bilhões de metros cúbicos em 2025, alta de 4,89% em relação ao ano anterior.

Assim como no petróleo, o pré-sal também domina o segmento, concentrando 69,3% das reservas nacionais de gás natural.

Os dados reforçam a relevância do Brasil no cenário energético global, sustentado principalmente pelo desempenho do pré-sal e pela capacidade de reposição contínua das reservas ao longo dos últimos anos.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #ANP#Brasil#Economia#Energia#GásNatural#IndustriaEnergetica#Petroleo#PetróleoEGás#PréSal#Reservas
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Padilha defende regras mais rígidas para publicidade de apostas e trata “bets” como questão de saúde pública

Próxima notícia

Américas registram 13 milhões de casos de dengue em 2024 e acendem alerta sanitário

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital