O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Economia
Produção industrial brasileira cai 0,6% em agosto, segundo o IBGE, e acumula retração de 3,1% nos últimos quatro meses.

Imagem: Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil

Indústria brasileira recua 0,6% em agosto

Queda interrompe estabilidade de julho e amplia perda de ritmo do setor no segundo quadrimestre.

redacao Por redacao
02/10/2026 - 13:41
em Economia
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

A produção industrial brasileira voltou a cair em agosto, depois de registrar uma leve alta no mês anterior. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor teve retração de 0,6% na comparação com julho, sinalizando uma perda de ritmo nos últimos meses.

Em julho, a produção havia avançado 0,1%. Antes disso, o setor acumulou quedas de 1% em maio e de 1,6% em junho. Com o resultado de agosto, a indústria acumula retração de 3,1% nos últimos quatro meses, segundo o pesquisador do IBGE André Macedo.

O desempenho reduz parte do crescimento de 4,3% registrado pela indústria no primeiro quadrimestre do ano.

Juros elevados afetam empresas e famílias

Para André Macedo, o nível ainda elevado das taxas de juros é um dos fatores que ajudam a explicar a perda de dinamismo da atividade industrial.

Leia Também

Dólar cai para R$ 5,01 e Ibovespa dispara acima dos 208 mil pontos

Governo Milei prepara plano para desligar até 20 mil servidores públicos na Argentina

Mesmo com os cortes realizados na política monetária, os juros continuam em patamar considerado restritivo, o que influencia o endividamento e a inadimplência de empresas e famílias.

Segundo o pesquisador, esse cenário reduz a renda disponível dos consumidores e também leva empresas a adiarem decisões relacionadas a novos investimentos.

Apesar disso, Macedo destacou que o mercado de trabalho segue apresentando resistência, com recorde no número de pessoas ocupadas e aumento da massa de rendimentos. Ainda assim, os efeitos financeiros continuam pesando sobre o desempenho da indústria.

Indústria ainda está acima do período pré-pandemia

Apesar da sequência recente de resultados negativos, a produção industrial brasileira permanece 1,3% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, antes dos impactos da pandemia de Covid-19.

O setor, porém, ainda está 15,6% abaixo do maior nível histórico registrado pela Pesquisa Industrial Mensal, alcançado em maio de 2011.

Na comparação entre agosto de 2026 e o mesmo mês do ano anterior, a produção caiu 1,2%. A média móvel trimestral também apresentou retração, de 0,7%.

No acumulado de janeiro a agosto, entretanto, a indústria ainda registra crescimento de 0,8%. Considerando os últimos 12 meses, a alta acumulada é de 0,6%.

Maioria dos setores teve queda

Dos 25 ramos industriais pesquisados pelo IBGE, 16 apresentaram redução na produção entre julho e agosto.

A maior queda foi registrada na fabricação de produtos do fumo, com retração de 23,4%. Na sequência aparecem os produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que recuaram 5,5%, e as indústrias extrativas, com queda de 0,7%.

Outros nove segmentos apresentaram crescimento no período. O destaque foi a fabricação de produtos diversos, que teve alta de 8,4%.

Também houve aumento na produção de alimentos, de 1%; produtos químicos, de 0,9%; e metalurgia, de 0,8%.

Bens de consumo puxam retração

As quatro grandes categorias econômicas analisadas pela pesquisa registraram queda em agosto.

A maior retração foi observada nos bens de consumo semiduráveis e não duráveis, cuja produção diminuiu 1,7%.

A fabricação de bens de consumo duráveis caiu 1%, enquanto a produção de bens de capital, que inclui máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas, recuou 0,6%.

Já os bens intermediários, que reúnem insumos industrializados utilizados em diferentes etapas da produção, apresentaram queda de 0,2%.

Os números do IBGE mostram que a indústria brasileira atravessa um período de desaceleração após o avanço registrado no início do ano. Apesar das quedas recentes, o setor ainda mantém saldo positivo no acumulado de 2026 e nos últimos 12 meses.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #AtividadeEconômica#Brasil#BrasilHoje#CrescimentoEconômico#DadosDoIBGE#desenvolvimento#Economia#EconomiaBrasileira#EconomiaDoBrasil#Emprego#Empresas#IBGE#Indústria#IndustriaBrasileira#IndústriaNacional#Investimentos#Juros#Mercado#Notícias#produção#produçãoindustrial#renda#Selic#SetorIndustrial
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Campos recebe capacitação em reanimação neonatal

Próxima notícia

Fim de semana terá chuva e risco de tempestades em várias regiões

redacao

redacao

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital