O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Economia
Investigação do MDIC revela desvio de origem em aço importado da Turquia com insumos da Indonésia. Produto passa a ser taxado por medida de defesa comercial

Imagem: ilustração/canvas

Brasil combate fraude comercial e reforça proteção contra importações desleais de aço

Após investigação, governo aplica medida compensatória sobre importação irregular de aço laminado e protege indústria nacional.

redacao Por redacao
24/06/2025 - 20:57
em Economia
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

O governo federal interrompeu uma operação fraudulenta envolvendo a importação de produtos de aço que estavam entrando no Brasil em desacordo com as normas de defesa comercial. A ação foi conduzida pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC).

A investigação apontou que laminados a frio, oficialmente importados da Turquia, na verdade tinham a maior parte dos insumos originários da Indonésia. Desde 2022, o Brasil aplica uma medida compensatória com sobretaxa de 18,79% sobre produtos de aço vindos da Indonésia, em resposta a práticas comerciais desleais identificadas anteriormente.

A Secex concluiu que, apesar do acabamento final ser realizado na Turquia, a origem predominante dos insumos é indonésia. Com isso, os produtos devem ser enquadrados como originários da Indonésia e submetidos à tarifa antidumping vigente.

Os itens afetados pela medida são laminados a frio classificados nos subitens 7219.32.00, 7219.33.00, 7219.34.00, 7219.35.00 e 7220.20.90 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Leia Também

Dólar cai para R$ 5,01 e Ibovespa dispara acima dos 208 mil pontos

Governo Milei prepara plano para desligar até 20 mil servidores públicos na Argentina

“A medida reforça o compromisso do governo federal com o rigor na aplicação das regras de origem e com a proteção da indústria nacional contra práticas desleais de comércio”, afirmou a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, por meio de nota oficial.

A atuação da Secex demonstra o esforço do governo em garantir a correta aplicação das normas comerciais e a proteção da indústria brasileira, especialmente em setores estratégicos como o do aço, que enfrenta forte concorrência internacional.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #Aço#ComércioExterior#DefesaComercial#FraudeComercial#importação#Indonésia#IndústriaNacional#LaminadosAFrio#MDIC#TatianaPrazeres#Turquia
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Europa repensa confiança nos EUA: Alemanha e Itália avaliam trazer ouro de volta para casa

Próxima notícia

Ataques com seringas e violência marcam festival de música na França

redacao

redacao

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital