Vereadores eleitos pelo Cidadania em Rio das Ostras não serão diplomados

lockdown em RO

Rio das Ostras (foto: divulgação)

A justiça eleitoral suspendeu a diplomação de dois vereadores eleitos e suplentes pelo partido Cidadania, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos. A juíza eleitoral da 184 Zona Eleitoral, Anna Karina deferiu um pedido de uma Ação Judicial de Investigação Eleitoral (AJIE), pelo partido Solidariedade.

Com a decisão os vereadores eleitos pela legenda, Tiaguinho e Rodrigo da Aposentadoria não poderão ser diplomados e nem empossados. Os advogados do partido vão recorrer tanto em primeira e instâncias superiores.

A ação questiona em juízo a ocorrência de fraude na cota de gênero, onde existe a possibilidade de candidaturas de mulheres, onde visa burlar a lei da proporcionalidade lançando candidaturas fictícias.

Outros casos

Em São Fidélis, no Norte Fluminense a Polícia Federal cumpriu mandatos de busca e apreensão no início deste mês em investigação apura indícios de fraude na movimentação de recursos do fundo eleitoral, com candidaturas femininas fictícias. Na ocasião a PF aprendeu celulares e documentos dos investigados.

Sair da versão mobile