Na pequena cidade de Cardoso Moreira (RJ), Norte Fluminense, a prefeita Geane Vincler está virando alvo de protesto e memes nas redes sociais. O motivo é a falta de medicamentos na rede pública de saúde.
O que está ruim ainda deve piorar. A cidade que já tem poucas opções de empregos formais está sofrendo um esvaziamento econômico. Uma grande empresa na área de medicamentos, sediada no município, está transferindo suas atividades para Campos dos Goytacazes (RJ).
Saúde precária e desemprego são péssimos presságios em ano eleitoral.

Essas pequenas cidades do Norte e Noroeste do Estado do Rio foram turbinadas por grandes investimentos do governo Cláudio Castro nos últimos dois anos. Com isso, prefeitos surfaram em agenda positiva. Só que a maré mudou. O Estado do Rio iniciará o ano de 2024 com déficit orçamentário de R$ 3,6 bilhões.
Com isso, os investimentos do governo estadual minguaram. Restaram transferências de renda do governo Federal, mas só isso não basta para garantir reeleição. Geane Vincler, como uma série de gestores fluminense, poderão enfrentar sérias dificuldades na disputa pela reeleição.