O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Cidades
Foto: Divulgação Secretaria de Habitação
Prefeitura desenvolve ações de melhorias na Ilha Leocádia

Foto: Divulgação Secretaria de Habitação Prefeitura desenvolve ações de melhorias na Ilha Leocádia

Habitação contribui para trabalho acadêmico sobre Ilha Leocádia

Redação Por Redação
28/02/2021 - 11:42
em Cidades
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

A Ilha Leocádia, em Macaé, é tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante de Jornalismo Aline Azevedo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niteroi). Para conhecer as ações no local já realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria Adjunta de Habitação, a universitária esteve na sede do órgão e recebeu da equipe as informações que buscava para o seu projeto acadêmico. Os engenheiros Édson Avelar e Alessandra Schueler apresentaram um panorama completo com documentos como mapas e relatórios das atividades desenvolvidas na Ilha.

“Recebi informações didáticas e transparentes, importantes para a minha pesquisa. A disponibilidade dos dados, dos arquivos, processos burocráticos e ambientais que envolvem a moradia na Ilha, me fez entender melhor toda situação, e essa transparência foi primordial para a conclusão do meu trabalho, além das matérias publicadas no Portal da Prefeitura”, disse Aline.

É válido destacar que o servidor, engenheiro agrimensor lotado na Habitação, Édson Avelar, desenvolveu o seu projeto de dissertação de mestrado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF-Macaé) sobre a Ilha Leocádia intitulado “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Pobreza Hídrica: Estudo Comparativo de Comunidades Estuarinas do Município de Macaé/RJ”. Ele atuou, como funcionário público, diretamente nas ações envolvendo o bairro.

“Todo processo conta com trabalhos de saneamento, pavimentação, iluminação pública, reconstrução de ponte de acesso, área de lazer, além de equipamentos públicos. O objetivo é exatamente avançar, atendendo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre o município e o Ministério Público Federal (MPF), que determina a urbanização de toda Ilha. É gratificante podermos contribuir para trabalhos de estudo como esse”, explicou o engenheiro.

Leia Também

Rio das Ostras divulga calendário de vacinação antirrábica para cães e gatos em novembro

Festival Energia para Ler valoriza cultura e talentos de São Fidélis

A engenheira Alessandra Schueler acompanha as ações na Ilha Leocádia desde o início e destaca a importância do envolvimento de toda equipe. “Primordial o trabalho da equipe, principalmente no cadastramento socioeconômico, contendo engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, garantindo o alcance do objetivo”, pontuou.

O secretário adjunto de Habitação, Leandro Mussi, destacou a importância de a Secretaria de Habitação retribuir informações para a sociedade. “Todos ganham com a interdisciplinaridade entre habitação, sociedade e meio ambiente”, finalizou o secretário.

Ilha Leocádia

A Ilha Leocádia fica entre os bairros Malvinas e Nova Holanda, localizada no estuário do Rio Macaé, com importante área de preservação permanente. A área de manguezal é ocupada irregularmente e continua protegida pelo parágrafo único da Lei Complementar 268/2017.

Até 2016, o poder público era impedido de realizar intervenções no bairro, por determinação da justiça. Agora, como Zona Especial de Interesse Social (Zeis) e com a publicação do novo TAC, veio a proposta de urbanização da Ilha, sendo possível realizar o diagnóstico para iniciar a melhoria que a comunidade precisa.

Tags: #Ilha Leocádia#Macae#Trabalho Acadêmico
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Operação Verão prossegue neste domingo em Macaé

Próxima notícia

iPhone 13 pode ter até 1 TB de espaço interno

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital