O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Cidades

Detran-RJ oferece atendimento prioritário para público PCD nesta sexta (24)

Redação Por Redação
23/06/2022 - 19:38
em Cidades
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, celebrado no dia 18 de junho, o Detran.RJ vai realizar, nesta sexta-feira (24/06), mais uma edição do Dia D, uma data destinada ao atendimento prioritário das pessoas com deficiência.

Neste dia, o cidadão PCD poderá realizar serviços de identificação civil e de habilitação em qualquer unidade do departamento sem necessidade de agendamento prévio. Já os serviços veiculares serão oferecidos no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra 35, em São Cristóvão, Zona Norte da capital).

Também estará disponível para o público PCD, nesta sexta-feira, durante o Dia D, a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado.

Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD, das 8h às 16h, ou procurar uma das 11 Ciretrans (ver relação abaixo) para se cadastrar neste dia. As vagas são limitadas.

Leia Também

Rio das Ostras divulga calendário de vacinação antirrábica para cães e gatos em novembro

Festival Energia para Ler valoriza cultura e talentos de São Fidélis

– Até o final deste ano, teremos mais duas datas para atender com prioridade as pessoas com deficiência, que terão a oportunidade de se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas. Importante ressaltar que, desde dezembro, o público PCD pode solicitar a carteira de identidade com indicação de deficiência.

O documento serve para identificar mais facilmente a condição física ou de saúde mental da pessoa, evitando contratempos – destaca o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Documentos necessários para os serviços:

A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista – sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.

Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone).

Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.

Ciretrans:
Veja as unidades onde o público PCD poderá se inscrever para o programa “Cidadania Sobre Rodas”, das 8h às 16h30, no Dia D:

21ª CIRETRAN – ANGRA DOS REIS
– Rua Poeta Brasil dos Reis, s/nº

8ª CIRETRAN – ARARUAMA
– Av. Getúlio Vargas s/nº – Parque Hotel – ao lado da UPA

23ª CIRETRAN – BARRA DO PIRAÍ
– Av. Prefeito Iago José Castro Valério, nº 452 – Oficinas Velhas

20ª CIRETRAN – CABO FRIO
– Rua Meira Junior, s/nº – Centro

2ª CIRETRAN – CAMPOS DOS GOYTACAZES
– Rua Barão de Miracema, nº 246 – Centro

7ª CIRETRAN – DUQUE DE CAXIAS
– Av. Brigadeiro  Lima e Silva, nº 23 – Bairro 25 de Agosto

27ª CIRETRAN – MESQUITA
– Rua Juliana, nº 478 – Santo Elias

25ª CIRETRAN – MIRACEMA
– Praça Ary Parreiras, nº 171 – Centro

4ª CIRETRAN – NOVA IGUAÇU
– Av. Abílio Augusto Távora, nº 1.111, Sl 4080/81- Shopping  Nova Iguaçu – Bairro Luz
*Atendimento das 10h às 16h30.

22ª CIRETRAN – RIO BONITO
– Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 39

SAT Seropédica
-Av. Rita Batista, Nº 11

Tags: #Deficiência#Detran
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

BC projeta crescimento de 1,7% do PIB para 2022

Próxima notícia

‘Pix caminhoneiro’ e novo auxílio de Bolsonaro violam lei eleitoral, dizem especialistas

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital