O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Cidades

Câmara de Macaé inaugura sistema de geração de energia solar

Redação Por Redação
09/09/2022 - 11:12
em Cidades
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (8), no Legislativo macaense, o sistema de geração de energia solar da Casa. São 756 placas captadoras instaladas no teto do prédio e sobre uma estrutura que funcionará também como estacionamento coberto para 40 vagas. “Evitaremos 225 toneladas anuais em emissão de gás carbônico” disse o presidente Cesinha (Pros).

Ao comentar sobre a poluição que seria causada se a energia da sede fosse produzida convencionalmente, Cesinha informou que a Câmara Municipal é a pioneira do Estado e está entre as primeiras do Brasil, a implantar o sistema. Segundo o diretor geral Maurício de Castro, essa é “possivelmente a nossa maior obra desde a construção da nova sede”.

O prefeito Welberth Rezende (Cidadania) louvou a iniciativa. “Não podemos negociar o que é inegociável, e a defesa do meio ambiente é inegociável”. Ele também anunciou que expedirá decretos para limitar o uso de ar-condicionado e luz elétrica na administração da cidade. Já o secretário de Políticas Energéticas, Thiago Rocha Gomes, disse que a prefeitura deverá adotar energia solar em breve, começando pelas unidades das pastas da Saúde e Educação.

Professor Michel (Patriota) foi um dos grandes incentivadores da ideia. “Quando assumi a relatoria da Comissão de Meio Ambiente, me empenhei em abrir os caminhos”. Edson Chiquini (PSD) foi autor de projeto de lei que prevê o uso de energia solar em prédios públicos. “Tenho em casa e gostaria que todas as pessoas pudessem ter, pois a economia é enorme”.

Leia Também

Rio das Ostras divulga calendário de vacinação antirrábica para cães e gatos em novembro

Festival Energia para Ler valoriza cultura e talentos de São Fidélis

Economia de R$ 800 mil por ano

Segundo Henrique Mendes Carvalho, diretor da empresa responsável pela obra, serão economizados pelo menos R$ 800 mil anuais. A expectativa é que o investimento da Câmara tenha retorno em até cinco anos.

Estavam presentes além dos vereadores e autoridades, assessores e funcionários do Legislativo. Egberto Santuchi Rocha, do Almoxarifado, afirmou: “É muito importante o uso de fontes renováveis de energia para termos um desenvolvimento sustentável”.

Dinarte Santos, da Segurança, mestre em engenharia ambiental, elogiou o empreendimento. “Foi feito um uso muito eficiente do espaço da Câmara”.

Tags: #Energia Solar#Macaé-RJ
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Câmara de Vereadores de Macaé começa a usar energia solar 

Próxima notícia

Conheça o longo protocolo de sucessão do trono da Rainha Elizabeth

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital