PT suspende convenção no RJ e pede reunião para discutir apoio a Freixo

Apoio do PSDB é considerado fundamental para que petistas permaneçam na chapa do deputado federal

O PT do Rio de Janeiro decidiu suspender a convenção da legenda, marcada para o dia 25 deste mês, para reavaliar o apoio do partido à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo fluminense.

O presidente estadual do partido, João Maurício, afirmou à CNN que a legenda quer uma conversa com a direção nacional da legenda antes de entrar na coligação de Freixo, pois parte da legenda afirma que havia um acordo para que Alessandro Molon, do PSB, não se lançasse candidato ao Senado.

A vaga na chapa de Freixo seria, pelo acordo, apenas de André Ceciliano (PT). No entanto, em convenção realizada nesta quarta (21), o PSB ratificou e destacou o caráter irrevogável de sua candidatura ao Senado.

Freixo foi questionado em quem irá votar e desconversou dizendo que o voto é secreto. À CNN ele respondeu que não há chance de recuo do apoio do PT a sua candidatura. “Hoje temos duas candidaturas ao Senado. Isso sempre gera ponto de tensão. Mas não ameaça apoio [do PT] à candidatura ao governo”, disse.

O vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, defende que o acordo para apoiar Freixo seja rompido diante da manutenção da candidatura de Molon. “Não tem por que continuar fazendo acordo com Freixo se eles não cumprirem acordo com Senado. (…) Acho que deve romper. A minha posição é que nós temos que romper”, disse.

Como alternativa a Freixo, Quaquá admite conversas com Rodrigo Neves (PDT) e Felipe Santa Cruz (PSD), candidaturas apoiadas pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). “Tenho discutido com eles [Neves e Santa Cruz] abrirem a chapa para indicar André [Ceciliano] ao Senado”, informa.

A possibilidade de se manter duas vagas apoiadas por Lula ao Senado é defendida por Freixo e apoiadores do pré-candidato, mas descartada pelo vice-presidente petista. “Isso é vergonhoso para o PT. Não sou contra Molon. Mas precisam decidir se é Molon ou Freixo”, disse.

O ex-presidente Lula ainda será ouvido sobre o assunto em reunião da Executiva do PT, na próxima semana. Entre os petistas cariocas será dado alerta de que qualquer erro de estratégia no Rio pode mexer no resultado da disputa nacional.

Apoio do PSDB

A ratificação do apoio do PSDB e do Cidadania a Freixo é considerada fundamental para que o PT continue apoiando o deputado federal.

“Depende do Rodrigo Maia, mas temos uma chance inédita no Rio de, com PSDB e Cidadania, termos oito partidos apoiando o Freixo”, afirmou João Maurício, presidente do PT no Rio e que defende, nessa composição, a permanência do apoio a Freixo.

Nesta quarta-feira, a CNN mostrou que o PSB espera anunciar em evento na próxima quarta (27) o nome do ex-prefeito Cesar Maia como vice de Freixo. O partido aguarda anúncio de Rodrigo Maia, presidente dos tucanos no Rio, nesta sexta. Procurado, Maia ainda não se manifestou.

As informações são da CNN.

Sair da versão mobile