O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Brasil

MSC Preziosa volta ao Rio com 33 casos de Covid-19 confirmados a bordo

Redação Por Redação
05/01/2022 - 10:52
em Brasil
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Quatro dias após zarpar do porto do Rio, o navio MSC Preziosa retornou à capital fluminense para o desembarque de passageiros. As informações são do Extra.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que existem 33 casos de Covid-19 na embarcação, sendo eles 25 tripulantes e oito passageiros. O transatlântico passaria sete noites no Nordeste. Às 6h30m o MSC Preziosa chegou ao Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio.

Os passageiros começaram a desembarcar pouco depois das 8h30m, por ordem de andares — do último ao primeiro. Para evitar confusões como as do último domingo, quando alguns passageiros se rebelaram e deixaram o local a força, a Guarda Portuária destacou agentes para ficarem na porta do navio. Enquanto isso, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fiscalizam o interior do MSC Preziosa.

O navio tem a bordo cerca de 2,5 mil pessoas. O retorno ao Rio estava programado para ocorrer no próximo domingo, dia 9, mas acabou antecipando o regresso. O cruzeiro então retornaria para o Nordeste para nova viagem.

Leia Também

Brasil terá alerta de tempestades no Sul e na Região Norte nesta quarta-feira

Jogos da Juventude 2026 começam em Foz do Iguaçu com recorde de participantes

O advogado Renato Porto, 48, estava no navio com a família — a esposa e os dois filhos. Ele contou que, quando o navio chegava em Ilhéus (BA), o comandante teria informado que o transatlântico estava retornando para o Rio porque a MSC havia cancelado todos os cruzeiros do país.

Em seguida, eles receberam uma carta declarando que o governo da Bahia teria impedido que o navio ancorasse no estado por conta da chuva que atinge o Sul baiano. Ele destacou que em nenhum momento a empresa de cruzeiros alertou sobre os casos de infecção no local.

— Lá dentro a situação estava normal. Mas existia uma tensão porque embarcamos em um navio em que outras pessoas estavam com Covid. A vida a bordo foi tranquila. Estávamos chegando a Ilhéus,na segunda-feira, quando o comandante informou que por problemas sanitários a MSC estava cancelando os cruzeiros no país. Quando voltamos para a cabine encontramos uma carta com duas explicações: o alagamento naquele estado e o impedimento de parar lá e, em segundo, os problemas com a pandemia. Em nenhum momento eles disseram que 33 pessoas estavam contaminadas. Estamos sabendo agora — afirmou Renato, completando:

— De uma certa forma tínhamos uma perspectiva de segurança. Mas existe agora frustração, já que o único momento que soubemos da realidade foi quando minha esposa disse que um andar estava isolado e as pessoas que estavam com Covid — destacou o advogado que quer receber o dinheiro de volta.

A estudante Gulia Wupaes, 17 anos , moradora de Poços de Caldas (MG), contou que, quando os passageiros seguiram para a Bahia, foram alertados que teriam que voltar o Rio. Ela disse que as pessoas eram escolhidas aleatoriamente para serem testadas.

— Estávamos indo para Ilhéus e ficamos sabendo no meio do caminho (que retornaria). Eles disseram que seria por conta dos desastres da Bahia. Vamos tentar o reembolso, agora, né? Eles avisaram que podemos falar com a agência. Em nenhum momento eles falaram de casos no navio. Sabemos pela imprensa. Eles escolhiam aleatoriamente as pessoas. Enquanto isso, curtimos tudo normalmente. A tripulação estava com máscara. Eles pediam distanciamento. Eu fiz o teste dentro do navio. Agora, o resto das férias será na casa dos meus avós.

No último domingo, antes de deixar o Rio, outras 28 pessoas — dois tripulantes e 26 passageiros — desembarcaram do MSC Preziosa após testarem positivo para a Covid-19. Eles estão cumprindo dez dias de isolamento.

Uma equipe da Polícia Federal chegou para “acompanhar a situação” depois que dois casais conseguiram abandonar o navio antes do permitido pela empresa. Técnicos da Anvisa acompanharam a entrada e a saída dos passageiros no porto.

Nesta quinta-feira (6), está prevista para chegar ao Rio a embarcação Costa Fascinosa, com sete pessoas que testaram positivo para Covid-19, sendo cinco tripulantes e dois passageiros.

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) divulgou na tarde da última segunda-feira que as companhias suspenderão suas operações no Brasil até o próximo dia 21 de janeiro.

 

Tags: #Cruzeiros#Surto de Covid
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Biorrevestimento promete manter frutas e legumes frescos por mais tempo

Próxima notícia

França identifica nova variante do coronavírus com mais de 40 mutações

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital