Um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas no Sul e em parte do Sudeste nesta quarta-feira (13), com previsão mínima de 3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno cria condições favoráveis à formação de geadas nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de áreas serranas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Na terça-feira (12), Cambará do Sul (RS) e as cidades mineiras de Monte Verde e Patrocínio registraram as temperaturas mais baixas do país, chegando a -0,3°C.
Enquanto isso, no Norte e Nordeste, o Inmet prevê chuvas intensas até quarta-feira em regiões do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão.
O órgão também emitiu alerta para baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, em ao menos 15 estados. Em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal, a umidade deve variar entre 20% e 12%.
A partir de quinta-feira (14), a previsão é de calor intenso no Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, litoral do Maranhão e centro-norte do Piauí, com temperaturas máximas que podem superar os 36°C.
Da Agência Fonte Exclusiva.
