O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Brasil
Ibama autoriza a Petrobras a perfurar poço exploratório na Foz do Amazonas, após cinco anos de análise. Decisão ocorre a poucos dias da COP30 e recebe críticas de ambientalistas.

Ibama autoriza a Petrobras a perfurar poço exploratório na Foz do Amazonas, após cinco anos de análise. Decisão ocorre a poucos dias da COP30 e recebe críticas de ambientalistas. Reprodução | Agência Brasil

Ibama libera Petrobras para perfurar poço de petróleo na Foz do Amazonas

Autorização para o início da perfuração foi concedida após cinco anos de análise e discussão técnica

Redação Por Redação
20/10/2025 - 18:04
em Brasil
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

A estatal informou que as atividades de perfuração devem começar imediatamente e terão duração aproximada de cinco meses. O objetivo é avaliar o potencial geológico da região e verificar a existência de petróleo e gás em escala comercial.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, classificou a autorização como “uma conquista da sociedade brasileira” e destacou que o processo passou por amplas discussões com governos e órgãos ambientais.

“A conclusão desse processo revela o compromisso das instituições nacionais com o diálogo e com a viabilização de projetos que representem o desenvolvimento do país”, afirmou Chambriard.

Contexto e críticas

A Margem Equatorial se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte e é considerada uma das novas fronteiras de exploração de petróleo e gás no Brasil. A Petrobras planeja investir mais de US$ 3 bilhões até 2028 na região, com a perfuração de 16 poços exploratórios.

Leia Também

Brasil terá alerta de tempestades no Sul e na Região Norte nesta quarta-feira

Jogos da Juventude 2026 começam em Foz do Iguaçu com recorde de participantes

Apesar do otimismo do governo, ambientalistas criticam a decisão e alertam para riscos ambientais. Estudos apontam a presença de recifes de corais com quase 10 mil km² próximos à área de exploração, além da proximidade de terras indígenas no Amapá.

Organizações ambientais classificaram a medida como “desastrosa do ponto de vista climático e da sociobiodiversidade” e cogitam recorrer à Justiça para tentar reverter a decisão.

A licença foi concedida a poucos dias da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que acontecerá entre 10 e 20 de novembro, em Belém (PA) — o que ampliou o debate sobre as contradições da política energética brasileira.

Justificativa do Ibama

Em nota oficial, o Ibama informou que a autorização foi resultado de um “rigoroso processo de licenciamento ambiental”, com realização de audiências públicas, vistorias técnicas e aprimoramento do plano de resposta emergencial da Petrobras.

Após o indeferimento inicial em 2023, o projeto passou por ajustes estruturais, incluindo:

  • Construção de um Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) de grande porte em Oiapoque (AP), além do já existente em Belém (PA);

  • Inclusão de embarcações offshore e nearshore para atendimento de fauna afetada;

  • Ampliação dos protocolos de segurança e mitigação de riscos.

Segundo o Ibama, essas melhorias foram determinantes para a emissão da nova licença, que permite o início imediato da perfuração.

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #Amazônia#COP30#Desenvolvimento Sustentável#Exploração de petróleo#Governo Federal#Ibama#Licenciamento ambiental#Margem Equatorial#Meio ambiente#Pará#Petrobras#PetroleoAmapáFoz do AmazonasMagda Chambriard
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

FAO aponta disparada no preço da carne e queda nos laticínios e no açúcar

Próxima notícia

Cultura em Macaé: Biblioteca Henriqueta Marotti recebe roda de conversa e música

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital