O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Brasil
Governo estima que 80% dos alunos da rede pública façam o exame na própria escola

Reprodução | Agência Brasil

Estudantes da rede pública serão inscritos automaticamente no Enem 2026

Alunos deverão confirmar presença, escolher língua estrangeira e solicitar acessibilidade, se necessário

redacao Por redacao
21/05/2026 - 12:22
em Brasil
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

O Ministério da Educação anunciou que estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública terão inscrição automática no Enem a partir da edição de 2026. A medida foi oficializada pela Portaria nº 422/2026, publicada nesta segunda-feira (8).

Segundo o MEC, a iniciativa tem como objetivo ampliar a participação dos concluintes da educação básica no exame e fortalecer o uso dos resultados do Enem como parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica.

A inscrição será feita com base nas informações enviadas pelas redes de ensino. Após esse processo, o estudante precisará apenas confirmar a participação, escolher a prova de língua estrangeira e solicitar recursos de acessibilidade, caso necessite.

Outra mudança anunciada é a ampliação dos locais de aplicação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela organização do exame, deve incluir cerca de 10 mil novas escolas como pontos de prova.

Leia Também

Brasil terá alerta de tempestades no Sul e na Região Norte nesta quarta-feira

Jogos da Juventude 2026 começam em Foz do Iguaçu com recorde de participantes

A estimativa do ministério é que aproximadamente 80% dos alunos da rede pública possam realizar o Enem na própria escola onde estudam. Para os estudantes que precisarem se deslocar para outros municípios, o governo informou que avalia medidas de apoio ao transporte.

Com as mudanças, o MEC espera que ao menos 70% dos concluintes das escolas públicas participem do Enem em 2026. A proposta é tornar o exame mais acessível aos estudantes e consolidá-lo como uma ferramenta importante para acompanhar a qualidade da educação básica no país.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #Brasil#Educacao#Enem2026#EnsinoMédio#Inep#MEC#RedePublica
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Argentina registra aumento de casos de hantavírus e acende alerta sanitário

Próxima notícia

Forças de segurança recuperam motocicleta roubada e localizam arma e drogas em comunidade de Cabo Frio.

redacao

redacao

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital