Dia do Servidor Público: maioria dos estados muda calendário e evita ‘feriadão’ no 2º turno

Pelo menos 18 estados adiaram ou anteciparam o ponto facultativo; nas capitais, o cenário é semelhante.

O Dia do Servidor Público no Brasil é comemorado em 28 de outubro. A data não é feriado nacional, mas estados e municípios costumam dar ponto facultativo para funcionários e suspender o atendimento nas repartições públicas, exceto as que desempenham atividades essenciais.

É comum que o ponto facultativo seja antecipado ou adiado pelos gestores públicos para datas mais convenientes – para o início ou para o fim da semana, por exemplo, criando uma folga prolongada para os funcionários.

Neste ano, alguns estados e capitais levaram em conta o fato de que a data cai na sexta-feira anterior ao dia em que será realizado o segundo turno (30) e anteciparam ou adiaram o ponto facultativo, evitando um “feriadão” no fim de semana do segundo turno, o que poderia aumentar o índice de abstenções na votação. Veja situação nos estados:

Anteciparam: AL, AM, CE, GO, MS, PI
Adiaram: AP, BA, ES, MA*, MG*, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RO, RS
Não mudaram data e terão ponto facultativo na sexta (28): AC, DF, RR, SC, SE, SP, TO

* Maranhão e Minas Gerais adiaram o dia do servidor público, mas transferiram a data para segunda (31), mantendo o fim de semana prolongado; em Minas, o governo estadual também concedeu ponto facultativo na terça (1º), de modo que os funcionários públicos do estado terão folga prolongada de sábado (29) a quarta (2), Dia de Finados (veja mais detalhes abaixo).

Em nível federal, o ponto facultativo segue mantido na sexta-feira (28).

Além da mudança na data do recesso do dia do servidor público, outra medida pode ter impacto nas abstenções no segundo turno: 26 das 27 capitais brasileiras terão transporte público gratuito no domingo (30) – a exceção é Rio Branco, que terá gratuidade em apenas um dos trechos da viagem.

Acre

Tanto o governo estadual quanto a Prefeitura de Rio Branco mantiveram o ponto facultativo do dia do servidor na sexta-feira (28).

Alagoas

O estado adiantou o dia do servidor para segunda (24). Já a capital Maceió adiou o ponto facultativo para 14 de novembro.

Amapá

O governo do estado adiou o ponto facultativo do dia do servidor público para 14 de novembro, enquanto a prefeitura de Macapá o manteve na sexta (28).

Amazonas

O governo do estado e a Prefeitura de Manaus adiantaram o ponto facultativo do dia do servidor para terça (25).

Bahia

O governo do estado adiou o ponto facultativo para 11 de novembro. Não há dia do servidor público municipal em Salvador.

Ceará

O governo estadual adiantou o ponto facultativo do dia do servidor para segunda (24). Já a prefeitura de Fortaleza adiou a data para 11 de novembro.

Distrito Federal

O ponto facultativo está mantido na sexta (28) no Distrito Federal.

Espírito Santo

O governo estadual adiou o ponto facultativo para 14 de novembro. Em Vitória, o ponto facultativo está mantido na sexta (28).

Goiás

Tanto o governo estadual quanto a Prefeitura de Goiânia adiantaram o ponto facultativo para terça (25).

Maranhão

O governo estadual adiou o dia do servidor público para segunda (31), enquanto a Prefeitura de São Luís manteve o ponto facultativo na sexta (28).

Mato Grosso

A Prefeitura de Cuiabá adiou o dia do servidor público para segunda (31). No estado, o ponto facultativo será no dia 14 de novembro.

Mato Grosso do Sul

Tanto o governo estadual quanto a Prefeitura de Campo Grande adiantaram o ponto facultativo do dia do servidor público para 10 de outubro.

Minas Gerais

O estado adiou o dia do servidor público para segunda (31) e concedeu ponto facultativo na terça (1º), na véspera do Dia de Finados. Já a capital Belo Horizonte adiantou o ponto facultativo para 13 de outubro.

Pará

Tanto o governo estadual quanto a Prefeitura de Belém adiaram o dia do servidor público para 14 de novembro.

Paraíba

Tanto o governo estadual quanto a prefeitura de João Pessoa adiaram o ponto facultativo do dia do servidor público para 3 de novembro.

Paraná

O estado definiu que vai adiar o dia do servidor público, mas não definiu ainda para qual data o ponto facultativo será transferido. Não há dia do servidor público municipal em Curitiba.

Pernambuco

Tanto o governo estadual quanto a prefeitura do Recife adiaram o ponto facultativo do dia do servidor público para 14 de novembro.

Piauí

O governo estadual adiantou o ponto facultativo do dia do servidor para 20 de outubro. Em Teresina, o ponto facultativo está mantido na sexta-feira (28).

Rio de Janeiro

O governo estadual adiou o dia do servidor público para 14 de novembro, assim como a prefeitura da capital.

Rio Grande do Norte

O estado adiou o dia do servidor público para 14 de novembro, assim como a prefeitura de Natal.

Rio Grande do Sul

Tanto o governo do estado quanto a Prefeitura de Porto Alegre adiaram o dia do servidor público para 14 de novembro.

Rondônia

Tanto o governo do estado quanto a prefeitura de Porto Velho adiaram o ponto facultativo do dia do servidor público para 3 de novembro.

Roraima

O ponto facultativo do dia do servidor público foi mantido na sexta (28) tanto no estado quanto em Boa Vista.

Santa Catarina

No estado, o ponto facultativo será mantido na sexta (28).

Sergipe

Até esta segunda (24), o ponto facultativo do dia do servidor público segue mantido na sexta (28) tanto no estado de Sergipe quanto em Aracaju.

São Paulo

O ponto facultativo do dia do servidor público foi mantido na sexta (28) tanto no estado quanto na capital.

Tocantins

Na quarta-feira (26), o estado anunciou que o ponto facultativo do dia do servidor será mantido na sexta-feira (28). Na capital, Palmas, a prefeitura transferiu o dia para segunda-feira (31) e deu ponto facultativo na terça (1º), véspera do feriado de Finados.

As informações são do g1.

Sair da versão mobile