Como consultar os procedimentos cobertos pelos planos de saúde

Fim da limitação para consultas e sessões específicas para a valer em agosto

O fim da limitação de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas para os usuários de planos de saúde foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A decisão passa a valer a partir de 1º de agosto de 2022 para pacientes com qualquer diagnóstico.

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou duas audiências públicas para discutir o rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As sessões, convocadas pelo ministro Luís Roberto Barroso, acontecerão nos dias 26 e 27 de setembro. Na ocasião, serão ouvidos especialistas e representantes do governo e da sociedade sobre a cobertura obrigatória dos planos de saúde, bem como a metodologia que o órgão regulador usa para atualizar o rol de procedimentos.

Com esse entendimento, a regra que vale é a seguinte: tudo o que está na lista, os planos são obrigados a pagar. Se não está no rol, não há cobertura, portanto, as operadoras não são obrigadas a arcar com os custos.

Para consultar a lista dos procedimentos cobertos pelos planos de saúde, o portal G1 preparou um passo a passo:

Acesse o link https://www.ans.gov.br/ROL-web/;

Selecione as características que são cobertas pelo seu plano, entre os itens”Consulta/Exames”, “Internação”, “Parto” e/ou “Odontologia”, e clique em “continuar”;

Escreva no quadro o nome do procedimento que você quer verificar se está incluído no seu plano e clique em “OK”;

Selecione, entre os resultados, a opção que deseja consultar e clique em “continuar”;

Na tela, vai aparecer se o procedimento é ou não de cobertura obrigatória do plano informado.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile