O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
  • Home
  • Brasil
  • Cidades
  • Saúde
  • Cultura
  • Canal VIU
  • Tecnologia
  • Internacional
Nada encontrado
Ver todos os resultados
O Rebate
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Brasil
Governo brasileiro expulsa agente dos EUA após ação semelhante contra delegado da PF, em meio a crise diplomática entre os países.

Imagem: Reprodução/ Legion-media.ru / ITPhoto Via RT

Brasil determina saída de agente dos EUA e amplia tensão diplomática entre os países

Medida baseada na reciprocidade ocorre após afastamento de delegado brasileiro nos Estados Unidos.

Redação Por Redação
24/04/2026 - 18:35
em Brasil
0
CompartilharCompartilharCompartilhar

Em meio a um novo episódio de tensão nas relações diplomáticas, o governo do Brasil determinou a saída de um agente dos Estados Unidos do território nacional.

A medida foi adotada com base no princípio da reciprocidade, após decisão semelhante tomada pelas autoridades americanas contra um representante brasileiro.

O agente Michael Myers, que atuava como adido na embaixada americana em Brasília desde setembro de 2024, deixou o país na quarta-feira (22).

Ligado à área de investigações de segurança interna, ele retornou aos Estados Unidos após decisão do Ministério das Relações Exteriores.

Leia Também

Brasil terá alerta de tempestades no Sul e na Região Norte nesta quarta-feira

Jogos da Juventude 2026 começam em Foz do Iguaçu com recorde de participantes

A ação brasileira foi uma resposta ao afastamento do delegado da Polícia Federal, Marcelo Ivo Carvalho, que estava em missão em Miami.

Paralelamente, um segundo agente norte-americano, cuja identidade não foi divulgada, permanece no Brasil, mas teve sua credencial de acesso à Polícia Federal suspensa por decisão do diretor-geral Andrei Rodrigues. A situação desse agente ainda está sob análise.

O episódio está relacionado à detenção do ex-deputado federal Alexandre Ramagem nos Estados Unidos. Ele foi preso por dois dias no estado da Flórida em uma operação que, segundo a Polícia Federal, envolveu cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado.

O governo americano acusou Marcelo Ivo Carvalho de suposta manipulação do sistema migratório para promover perseguições políticas, o que levou à sua saída do país. Já a Polícia Federal brasileira afirma que o delegado não foi formalmente expulso, embora tenha deixado o território americano.

Após ser liberado de um centro de detenção em Orlando, Ramagem declarou que sua situação migratória é regular, com entrada nos Estados Unidos por meio de visto válido e posterior solicitação de asilo dentro dos trâmites legais.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência durante o governo de Jair Bolsonaro, Ramagem deixou o Brasil após condenação no Supremo Tribunal Federal por envolvimento em tentativa de golpe de Estado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O caso evidencia o aumento das tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, envolvendo cooperação policial, questões migratórias e disputas políticas que seguem em desenvolvimento.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #AlexandreRamagem#Brasil#CriseDiplomática#Diplomacia#EstadosUnidos#Notícias#PoliciaFederal#PolíticaInternacional#Segurança#STF
CompartilhamentoEnviarEnviar
Notícia anterior

Uso excessivo de telas desafia hábito de leitura entre brasileiros, aponta pesquisa

Próxima notícia

Enem 2026 tem prazo de isenção prorrogado até 30 de abril

Redação

Redação

Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." ... Millôr Fernandes

O Rebate é um site localizado em Macaé, mas de olho em tudo o que acontece no Estado do Rio, no Brasil e no mundo.

CONTATO

E-mail:
[email protected]

Conheça O Rebate

EDITORIAS

  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades
  • Concurso
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Internacional
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Sonhos
  • Tecnologia

Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Brasil
  • Canal VIU
  • Cidades

Criação Web Tchê Digital