A ANA Holdings vai ampliar sua frota de aeronaves destinadas à aviação regional no Japão com novos jatos da Embraer. A companhia japonesa assinou, na quinta-feira (3), um contrato para a compra de oito E190-E2, elevando para 23 o número de aviões desse modelo já encomendados pelo grupo.
O novo pedido confirma o anúncio feito pela empresa em 29 de julho de 2026, quando a ANA Holdings informou que pretendia aumentar sua frota de E190-E2. Em 2025, a companhia já havia contratado 15 unidades. Além das 23 aeronaves confirmadas, o grupo ainda possui cinco opções para futuras compras.
Segundo Koji Shibata, presidente e CEO da ANA Holdings, a expansão está relacionada ao projeto da empresa de fortalecer uma rede de aviação regional mais eficiente e sustentável no país.
O executivo também destacou que os recursos tecnológicos utilizados nos jatos da Embraer podem ajudar a reduzir o consumo de combustível, os custos operacionais e os impactos ambientais das operações.
E190-E2 busca reduzir custos e emissões
O E190-E2 faz parte da segunda geração da família E-Jets E2, desenvolvida pela Embraer para atender diferentes necessidades do mercado de aviação comercial.
Entre os principais pontos destacados pela fabricante estão a eficiência no consumo de combustível, a redução das emissões de gases e dos níveis de ruído e a possibilidade de utilização da aeronave tanto em rotas já consolidadas quanto na abertura de novos mercados.
Para Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, o modelo também pode ajudar a ANA Holdings a ampliar a conexão entre diferentes regiões do Japão.
A expectativa é que a eficiência operacional do avião contribua para a expansão da malha regional, ao mesmo tempo em que oferece aos passageiros uma experiência com mais espaço e conforto.
Embraer atua no mercado japonês há mais de 15 anos
A relação entre a Embraer e o mercado japonês já dura mais de uma década. Os E-Jets da fabricante brasileira começaram a operar no país em 2009, e a empresa mantém uma estrutura local de suporte às aeronaves.
A primeira unidade do E190-E2 encomendada pela ANA Holdings deverá ser entregue em 2028. Com o novo contrato, a companhia japonesa amplia a presença da família E2 em sua frota e reforça os planos de expansão da aviação regional.
A estratégia combina o aumento da conectividade entre cidades japonesas com a busca por maior eficiência operacional e redução dos impactos ambientais.
*Da Agência Fonte Exclusiva
