Bolsonaro diz que vacina contra a Covid-19 vai ser ofertada para a população “de forma gratuita e não obrigatória”

Bolsonaro Vacina Covid

Bolsonaro afirmou que o governo vai ofertar a vacina contra a Covid-19 para toda a população brasileira "de forma gratuita e não obrigatória" (foto: Valter Campanato - Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que o governo federal vai ofertar a vacina contra a Covid-19 para toda a população brasileira “de forma gratuita e não obrigatória”, desde que o imunizante seja certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele disse ainda que o Ministério da Economia garantiu que não faltarão recursos para o atendimento de todos.

“Em havendo certificação da ANVISA (orientações científicas e os preceitos legais) o governo brasileiro ofertará a vacina a toda a população de forma gratuita e não obrigatória. Segundo o Ministério da Economia não faltarão recursos para que todos sejam atendidos. Saúde e Economia de mãos dadas pela vida”, escreveu o presidente, em publicação nas redes sociais, no fim da tarde.

Na publicação, ele publicou uma foto em que aparece reunido com os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Advocacia-Geral da União, José Levi.

A postagem de Bolsonaro acontece no mesmo dia em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o programa estadual de imunização prevê o início da vacinação no estado em 25 de janeiro de 2021.

A primeira fase do plano prevê a aplicação de 18 milhões de doses da CoronaVac, vacina adquirida pelo governo paulista contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.

A princípio, os grupos prioritários que receberão as doses iniciais da CoronaVac são os profissionais de saúde, pessoas acima de 60 anos, indígenas e quilombolas. Ao todo, serão 9 milhões de pessoas imunizadas nesta fase: 7,5 milhões de idosos, e 1,5 milhão de integrantes do grupo de trabalhadores da saúde, quilombolas e indígenas.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile