WhatsApp libera convite para pagamentos e transferências através do aplicativo para usuários brasileiros

Usuários brasileiros do WhatsApp notaram nesta quarta-feira, um aviso sobre a opção de poderem fazer transferência bancária através do aplicativo, disposto na parte superior às conversas.

A aba destaca o recurso, disponibilizado no país para transações na moeda nacional, e convida o usuário a saber mais sobre como ele pode começar a pagar e receber sem sair do app.

De acordo com a assessoria de imprensa do WhatsApp, o alerta que muitos receberam nesta quarta vem sendo liberado gradualmente aos brasileiros à medida que o serviço fica disponível para eles e pode aparecer também quando é feita a atualização do aplicativo, habilitando a função de pagamentos para a conta.

O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, detendor também do WhatsApp e do Instagram, anunciou o lançamento das transferências de dinheiro no Brasil no dia 4 de maio.

— Agora você pode enviar dinheiro para seus amigos e familiares pelo WhatsApp e é tão fácil quanto mandar uma foto”, afirmou ele à época, destacando que o Brasil é um dos primeiros países do mundo a ter pagamentos no WhatsApp. — Isso porque sabemos o quanto o WhatsApp é importante para o Brasil.

A empresa informou que o envio de dinheiro pelo aplicativo é feito sem taxas “e com a mesma facilidade que enviam uma foto para seus contatos”. A função para empresas ainda precisa de aprovação para ser implementada no país e as discussões quanto a isso são feitas com o Banco Central.

Operado pela Cielo, o serviço está disponível para clientes com cartões de débito, pré-pago ou combo do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard.

O WhatsApp informou ainda que seu modelo é protegido “por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis”.

Para começar a usar, o usuário — um número de telefone do Brasil — coloca seus dados, escolhe uma pessoa para enviar o dinheiro e adiciona o valor. Feito o envio, o destinatário vê o pagamento direto na conversa com o remetente. Somente transações dentro do país e em moeda local são autorizadas.

Alguns limites foram estabelecidos a respeito das quantias que podem ser enviadas por vez e da quantidade de transações que podem ser realizadas em um determinado período de tempo. As pessoas podem enviar até R$ 1 mil por transação e receber 20 transações por dia, com um limite de R$ 5 mil por mês, mas os bancos parceiros podem estabelecer um limite menor para transações.

As informações são de O Globo.

Sair da versão mobile