Projeto simula envio de mensagens extraterrestres para a Terra nesta quarta (24)

Conteúdo da mensagem codificada que será enviada não foi divulgado

PROJETO DE ENVIAR MENSAGEM EXTRATERRESTRE

ExoMars, uma missão não tripulada da Agência Espacial Europeia em Marte. (Divulgação)

O projeto “A Sign in Space” (Um sinal no espaço, em inglês), idealizado pela artista de mídia Daniela de Paulis em colaboração com o Instituto SETI, a Agência Espacial Europeia, o Observatório de Green Bank e o Instituto Nacional Italiano de Astrofísica (INAF), vai simular o envio de mensagens extraterrestres para a Terra nesta quarta-feira (24).

O ExoMars, uma missão não tripulada da Agência Espacial Europeia em Marte, vai transmitir uma mensagem codificada desenvolvida por De Paulis e sua equipe, que será recebida por quatro observatórios de radioastronomia: o Allen Telescope Array do Instituto SETI; o Robert C. Byrd Green Bank Telescope, do Observatório de Green Bank; o Karl G. Jansky Very Large Array, operado pelo Observatório Nacional de Radioastronomia, da National Science Foundation; e o observatório da Estação Radioastronômica de Medicina, gerido pelo Instituto Nacional de Astrofísica da Itália.

O conteúdo da mensagem codificada que será enviada não foi divulgado, o que permite que o público acompanhe e tente interpretar o conteúdo também.

A mensagem será transmitida nesta quarta-feira, às 16h no horário de Brasília. É possível acompanhar o evento neste link.

Qualquer pessoa que esteja emprenhada em decodificar e interpretar a mensagem pode discutir sobre esse processo no servidor da rede social Discord chamado “A Sign in Space”.

Com informações da CNN.

Sair da versão mobile