Peugeot Landtrek tem motor turbo a gasolina e chega em 2022 para enfrentar Hilux e S10

Peugeot Landtrek

Picape da Peugeot tem lanternas em bloquinhos de LED e rodas diamantadas — Foto: Divulgação

A Peugeot apresentou a Landtrek, sua nova picape média. O modelo foi introduzido no México, mas o lançamento no Brasil vai demorar um bocado: o utilitário chegará somente em 2022. Com Argentina e Colômbia, ficamos no final da fila.

O objetivo do fabricante é conquistar uma boa fatia do mercado de veículos comerciais ligeiros. Segundo a marca, 77% dos modelos do tipo são picapes. A Peugeot afirma que a Landtrek vai ajudar a consolidar e a popularizar a imagem deles.

Não é um segmento inédito para a empresa. O fabricante já produziu outras picapes, inclusive, uma média: a antiga 504. Derivada de carro de passeio, ela chegou ao Brasil com motor diesel e capacidade de carga de 1,3 tonelada (cerca de 100 kg a mais que a Landtrek).

A cabine da Landtrek tem design com toques dos SUVs da Peugeot em pontos como as saídas de ar, as teclinhas estilo piano abaixo dos comandos de ventilação e o volante de dois raios. Entre os itens de tecnologia, a configuração mais completa tem painel parcialmente digital, ar-condicionado de duas zonas, sensores de estacionamento, central multimídia de 10 polegadas, câmeras 360 graus, entre outros. As rodas aro 18 são diamantadas. Seis airbags são de série.

Serão duas opções de carroceria: cabine simples e dupla. Embora seja baseada em um projeto da parceira chinesa Changan, a Landtrek tem personalidade própria. Os faróis são prolongados por LED de rodagem diurna que formam presas. A traseira tem lanternas com bloquinhos de LED.

Embora o motor a diesel deva ser a grande aposta no Brasil, no México a opção mais interessante é o 2.4 turbo a gasolina, uma unidade de 210 cv e 30,6 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm. As versões básicas terão câmbio manual de seis marchas e tração traseira, mas as completas vêm com caixa automática com o mesmo número de velocidades.

Claro que há uma opção turbodiesel, entretanto, será uma motorização voltada ao trabalho. O 1.9 rende 150 cv e 35,7 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de seis marchas. Perfeito para lutar na classe intermediária dos diesel, mas nada que encha os olhos diante das rivais bem mais potentes.

Como se trata de uma picape tradicional, o apelo do fora de estrada é importante. As Landtreks com tração integral (temporária) têm bloqueio do diferencial traseiro – somente a Volkswagen Amarok tem tração permanente no segmento das médias. O ângulo de entrada é de 29 graus e o de saída, 27 graus. A altura de rodagem é de 23,5 centímetros.

Curiosamente, a direção é hidráulica. Não chega a ser uma raridade em um segmento famoso pela robustez. Contudo, poderia ser elétrica. Outro ponto que pode ser uma crítica é a questão dos itens de segurança ativa. A Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger incorporaram pacotes avançados. São equipamentos como frenagem automática de emergência. Somente isso pode frear um pouco a competitividade da nova picape.

As informações são da AutoEsporte

 

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