Mark Zuckerberg investe pesado no Reels para “vencer” o TikTok

Cada vez mais dominante no mundo das redes sociais, o TikTok deve gerar R$ 60 bilhões só em 2022. Contudo, Mark Zuckerberg tem um plano para destronar a plataforma de propriedade da empresa China ByteDance. O dono do Facebook e do Instagram planeja contra-atacar com a velha tática de tomar para si as ferramentas que fazem sucesso nas mãos do inimigo.

O plano não é novo. Zuckerberg já usou táticas de guerra parecidas para combater o sucesso do Snapchat em 2016. Na época, o Sanpchat fazia enorme sucesso com seu “Stories”, até o CEO da Meta emular o recurso dentro do Instagram e Facebook, o que eliminou a concorrência do “Snap”.

Desta vez, Zuckerberg planeja investir pesado no recurso presente em suas plataformas que mais se assemelha à dinâmica do TikTok, o Reels. A ferramenta lançada em 2020 para o Instagram e em 2021 para o Facebook teve um crescimento agressivo e atualmente representa 20% do tempo total que os usuários passam nas duas redes sociais.

Embora os usuários e criadores de conteúdo tenham recebido o Reels de braços abertos, o marketing da ferramenta não tem sido fácil e a Meta, pretende roubar uma fatia do bolo do TikTok fazendo algumas alterações nas redes sociais.

Com o anúncio há algumas semanas das novas ferramentas de monetização de Reels , a Meta busca incentivar os criadores de conteúdo a gerar mais Reels, o que dará às plataformas mais visualizações de vídeos nesse formato e, consequentemente, maior receita.

Além disso, de acordo com um relatório do TechCrunch , o Instagram começou a testar para que qualquer vídeo postado na rede social se torne automaticamente um Reel. Embora inicialmente a ideia seja simplificar e padronizar o uso de vídeos, a mudança também visa impactar a receita gerada pelo Reels , já que automaticamente haverá mais vídeos nesse formato. A funcionalidade já está em modo de teste, e foi lançada apenas para alguns usuários e criadores de conteúdo no mundo.

Mas não se trata apenas de mostrar mais Reels para monetizar mais. O Meta também vem trabalhando para fazer ajustes em seu algoritmo para mudar a forma como ele exibe recomendações para cada usuário. Algo que tornou o TikTok ótimo são as recomendações personalizadas (obrigado, para você !) interagir com ela) e a empresa de Zuckerberg já está fazendo ajustes em seu modelo para replicar o sucesso da rede social chinesa e poder lutar com ela.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile