Impacto do antirracismo no mercado de tecnologia

Antirracismo nos EUA

Foto: Reprodução

A onda mundial contra o racismo está provocando mudanças de decisões no mercado de tecnologia. 

Em carta ao Congresso dos EUA, a big tech IBM anunciou que está fora do mercado de reconhecimento facial. 

Arvind Krishna, presidente-executivo, afirma que a empresa não irá mais utilizar tecnologia que contribua com vigilância de massa, perfilamento racial e violação de direitos humanos. 

A companhia ainda revelou ter cessado o desenvolvimento e a pesquisa com a tecnologia. 

A decisão da IBM foi provocada pelos protestos antirracistas iniciados após a morte do ex-segurança, George Floyd, em Minneapolis (EUA). 

A tecnologia de reconhecimento facial é criticada por pesquisadores e organizações. Eles denunciam o viés racial e de gênero dos sistemas de reconhecimento facial usados por autoridades policiais. 

Não consta que a IBM tenha chegado a lucrar muito com esses negócios, mas, ainda assim, a decisão é relevante.

O governo americano é um dos clientes da gigante de tecnologia. 

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