Google vai ‘traduzir’ a letra feia do seu médico

Recurso usará inteligência artificial para ler a caligrafia manual mais difícil.

O Google está desenvolvendo uma ferramenta que irá resolver um dos grandes problemas da humanidade: entender a caligrafia dos médicos. Pelo visto não é só no Brasil que os médicos têm fama de escreverem receitas e pedidos ilegíveis e incompreensíveis.

Através de inteligência artificial (IA), a ferramenta será capaz de decifrar caligrafias difíceis de ler, ou seja, em qualquer “letra feia” poderá ser compreendida pelo novo recurso do Google Lens. A empresa anunciou a novidade nesta segunda-feira (19) em uma conferência anual realizada na Índia.

Ainda não há detalhes sobre quando pode se esperar que o recurso seja lançado ao público mas, durante o evento, a capacidade de ler até os “rabiscos” mais difíceis foi demonstrada justamente com receitas médicas escritas à mão. No entanto, “ainda há muito trabalho a ser feito antes que este sistema esteja pronto para o mundo real”, afirmou a empresa.

A ferramenta fará parte do Google Lens, um aplicativo multifuncional que usa a inteligência artificial para reconhecer objetos do mundo real, como produtos, plantas, animais, QR Codes, palavras em idiomas estrangeiros, e manipulá-los. É possível pesquisar exatamente o que você vê, traduzir um texto, ler e acessar os códigos QR e de barras e muito mais.

Google Lens será capaz de ler as caligrafias mais díficeis (AP Photo/Eric Risberg)

O grande desafio, até então, do aplicativo tem sido realmente conseguir decodificar a escrita cursiva manual das pessoas. A caligrafia médica, então, vem como um grande desafio para o time desenvolvedor da Google, e sua superação simboliza um novo capítulo na tecnologia de leitura do Lens.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile