Em breve nas lojas brasileiras, roupa de luxo ‘blindada’ com Kevlar

Como se protege o habitué de carros blindados que decide dar uma volta com sua moto BMW? Para a gigante americana DuPont, fabricante da fibra de blindagem Kevlar, a resposta é uma roupa à prova de balas — que ainda não existe, mas está perto de virar realidade.

Três marcas de moda já criaram peças de luxo que resistem a tiros de baixo calibre e estão em processo de certificação junto ao Exército brasileiro. Fabricadas com a CoreMatrix, tecnologia da DuPont criada a partir do Kevlar que é mais leve e flexível, as roupas foram pensadas como alternativa ao tradicional colete, mais pesado e ostensivo.

— Este ano, alguns desses produtos chegarão ao mercado por meio dessas marcas, para as quais fornecemos a tecnologia. Essas fabricantes veem um nicho de mercado no público que compra o carro blindado, mas não tem proteção quando sai dele. Outro público é o motociclista, já que não dá para blindar a moto — conta Marcelo da Fonseca, líder do segmento de Defesa da DuPont para a América Latina, acrescentando que outras marcas estão em processo de desenvolvimento.

Esse tipo de aplicação ainda é uma curiosidade para uma firma que fatura US$ 13 bilhões por ano, mas novas tecnologias podem aumentar a tração do nicho. Ontem, a companhia lançou o Kevlar EXO (foto), fibra ainda mais leve e flexível que as anteriores.

Segundo Fonseca, dados seus problemas de segurança pública, a América Latina oferece uma demanda latente para esse tipo de produto. A região, afinal, se tornou a maior no mundo para a área de defesa e segurança da DuPont. Grande parte do faturamento aqui vem da blindagem de veículos, para a qual a DuPont fornece o Kevlar.

— Como houve escassez de carro em 2020 e 2021, a demanda estava reprimida. Por isso, houve um salto na blindagem em 2022. Este ano, o crescimento deve ser mais suave — diz.

Com informações do Jornal O GLOBO.

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