Dourado, azul e cinza: o que significam os novos selos do Twitter?

Selo azul será dado apenas para usuários pagantes do Twitter Blue

Em mais uma nova tentativa de fazer seu novo sistema de verificação dar certo, o Twitter lançou três selos diferentes: um dourado, um cinza e um azul. Mas o que cada um significa?

Desde que assumiu o comando da empresa, no final de outubro, Elon Musk está tentando encontrar novas formas de monetizar a rede social para aumentar sua receita. Em contrapartida, o bilionário também realizou um corte drástico no quadro de funcionários como forma de reduzir as despesas.

Sua grande tentativa para fazer com que as pessoas gastem dinheiro na plataforma foi a reformulação do selo azul de verificação. Sob sua regência, Musk colocou o ícone como parte do plano de assinatura premium do Twitter, o Twitter Blue. Desta forma, usuários que tivessem o selo verificado deveriam comprar o pacote, e qualquer outro que quisesse adquirir um igual também poderia através da compra do plano.

Apesar das críticas que previam um caos generalizado no Twitter, Musk lançou a ferramenta e o resultado foi justamente o esperado, com usuários se passando por empresas e personalidades famosas e publicando conteúdos polêmicos, prejudicando a reputação da rede social como uma rede segura e amigável.

Novos selos do Twitter
Desde então Musk vem retrabalhado sua ideia. Agora, o Twitter lançou três selos de verificação distintos: um dourado, um cinza e um azul, que servirão para propósitos distintos.

Dourado

A marca dourada é a mais próxima em significado do antigo selo azul. Ela será aplicada para empresas notáveis e contas comerciais, de modo que possam se comunicar com clientes de modo confiável. O selo dourado, no entanto, se aplicará a menos contas do que o antigo selo azul, uma vez que será dado apenas para organizações, e não mais para indivíduos como celebridades ou jornalistas.

Cinza

A marca cinza já foi apresentada há algumas semanas atrás, mas foi rapidamente removida devido ao fato de que sua coexistência com o selo azul provocava redundância e confusões na rede social. Agora, o selo cinza será destinado apenas a perfis de governos ou políticos filiados a governos, de modo a legitimar aquela conta em específico como verdadeira.

Azul

O antigo selo azul passará a ser aplicada para todos os usuários que assinam o Twitter Blue, ou seja, está disponível para compra. Por enquanto, contas que possuíam a verificação azul antiga ainda as mantêm, mas ao exibir detalhes é possível ver que foi dada sob o sistema anterior. Musk já afirmou que essa diferenciação acabará nas próximas semanas, e que em breve apenas contas que pagaram pelo selo azul irão tê-lo.

As informações são do Yahoo.

Sair da versão mobile