Conheça Digit, novo robô humanoide que trabalha nos armazéns da Amazon

robô humanoide da amazon

Imagem: Amazon / Divulgação

A Amazon anunciou mais um robô para ajudar a separar as encomendas nos armazéns da empresa. Trata-se do Digit, um humanoide capaz de se mover, agarrar e manusear itens. Digit faz parte da ambição da Big Tech em aumentar a eficiência de suas entregas por meio do investimento em robótica e IA.

Ao invés de rodas para se mover, Digit tem duas pernas. Por isso, ele é capaz de subir e descer escadas e acessar locais em diferentes andares. Por enquanto, ele é apenas um protótipo que está em testes em Seattle, nos Estados Unidos.

Inicialmente, o Digit irá ajudar na coleta e movimentação de caixas vazias, após funcionários terem esvaziado os produtos que estavam dentro delas. Posteriormente, por conta de seu tamanho e formato, o robô poderá ser usado em outras atividades que envolvam a manipulação de objetos.

Vale lembrar que nesta semana, nós conhecemos o Sequoia, sistema robótico que utiliza inteligência artificial para identificar e separar encomendas.

Automação Polêmica

A Amazon argumenta que a introdução de tecnologias robóticas em seus processos de trabalho não tem levado à redução de empregos, mas sim permitido o crescimento e a expansão da empresa. Segundo ela, a automação visa liberar os funcionários para que eles possam entregar melhor aos clientes.

Para Tye Brady, tecnólogo-chefe da Amazon Robotics, as pessoas são fundamentais para os processos e ele não acredita ser viável ter armazéns totalmente automatizados no futuro, conforme disse em uma coletiva de imprensa em Seattle, segundo a BBC.

Em um comunicado, a Amazon afirmou que, nos últimos 10 anos, diversos empregos foram criados nas operações, incluindo 700 novos tipos de trabalhos, em funções qualificadas, que não existiam anteriormente. Atualmente, a gigante tem mais de 750 mil robôs que atuam com pessoas, assumindo as tarefas altamente repetitivas.

No entanto, um sindicato acusou a Amazon de tratar seus trabalhadores como robôs há anos e alertou que a automação levará a perda de empregos.

Com informações do Olhar Digital.

 

Sair da versão mobile